Título: Escolhido lema rotário para a gestão 2010-2011
 
Presidente Eleito do Rotary International, Ray Klinginsmith escolheu: Fortalecer Comunidades – Unir Continentes
 
O Governador do Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, eleito para a gestão 2010-2011, o médico Joamyr Castro, sócio do Rotary Club de Adamantina, anunciou aos 66 clubes rotários da região, o novo lema para a gestão que começa em julho deste ano, apresentada pelo Presidente Eleito do Rotary International, o norte-americano, Ray Klinginsmith, que escolheu o lema: Fortalecer Comunidades – Unir Continentes. O anúncio foi feito durante a sessão plenária de abertura da assembleia internacional de 2010, em San Diego, Califórnia, Estados Unidos, onde estão 534 governadores eleitos representando 211 países e regiões.

O evento acontece de 18 a 24 de janeiro sob a liderança do Presidente Eleito Ray Klinginsmith, que diz ter chegado ao lema após examinar os lemas do RI nos últimos anos e notar que poucos deles tinham significado para não-rotarianos. “Decidi então buscar um lema curto que atendesse a dois objetivos: explicar o Rotary a não-rotarianos e validar nosso trabalho para os rotarianos”, explicou ao falar em um auditório com centenas de rotarianos. “As palavras que escolhi para descrever a missão do Rotary e dar destaque a nossas realizações são: Fortalecer Comunidades – Unir Continentes”, ressaltou.

O anúncio do lema foi feito à noite, diferente dos anúncios de lemas passados, demonstrando a predisposição para mudanças de Klinginsmith. Ele convidou governadores eleitos a avaliar procedimentos tradicionais que não estejam mais funcionando para adotar novas práticas sempre que adequado. Klinginsmith também homenageou rotarianos do passado que ajudaram a elevar o Rotary ao lugar de destaque que a organização ocupa hoje no cenário mundial. Ele incentivou os governadores de distrito a se reunirem com ex-presidentes e dirigentes do RI de forma a fortalecer sua ligação com o passado do Rotary.

Para o dirigente do centro-oeste paulista o lema rotário será o foco das ações dos rotarianos a partir de julho deste ano quando começa a gestão 2010-2011. “Vamos traçar ações planejadas que venham a fortalecer os clubes e aproximar ainda mais os rotarianos da comunidade”, defendeu Joamyr Castro ao explicar a importância deste evento internacional. “Esta é uma reunião anual de governadores eleitos com o propósito de motivá-los, oferecendo informação rotária e orientação a respeito de responsabilidades administrativas”, disse o dirigente paulista. “Além disso, permite que todos os participantes tenham a oportunidade de trocar idéias, experiências e planejar a implementação dos programas e atividades rotárias durante o ano”, completou.