Título: Cresce o número de consultas sobre crédito no comércio
 
Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil mostra números positivos no primeiro mês do ano
 
No primeiro mês de 2010 o número de consultas ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), teve uma elevação 12,7% a mais do que o mesmo mês no ano passado. Segundo o coordenador do órgão na cidade, Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, o crescimento era esperado apesar das vendas no mês de dezembro serem as principais durante todo o ano. “Diferente do que muita gente imagina, no mês de janeiro o número de consultas sempre demonstra elevação”, falou ao lembrar de que o comércio em geral, vive um momento de transição quanto às vendas pelo crediário.

Para Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil comerciantes e consumidores estão divididos entre as preferências pelo crediário ou através dos cartões de crédito ou de benefícios consignados. “Para o lojista isto representa um custo operacional, mas com a certeza de recebimento”, opinou. “Para o consumidor é preciso estar em dia com as contas para poder comprar no comércio em geral, pelo cartão de crédito ou não”, frisou ao mostrar a importância por parte do consumidor em ser adimplente. “Para o comerciante é uma questão de escolha, ao adotar o sistema que achar melhor”, falou. “Já para o consumidor, é preciso estar sempre em dia com as contas para evitar restrição”, explicou ao enfatizar que o número de consultas ao banco de dados do SCPC não reflete o volume de vendas no comércio. “O fato de haver consulta não quer dizer que houve venda”, ressaltou.

Na opinião do dirigente da Acim a cada ano que passa a conscientização por parte do comerciante em consultar o banco de dados do SCPC da Acim vem aumentando, com o medo de ser vítima de golpes ou até mesmo com a inadimplência. “Fazer a consulta antes de vender é um habito crescente, pois o lojista quer segurança e existem ferramentas para isso”, falou ao chamar a atenção para outro detalhe: a negativação. “Percebe-se que o comerciante não tem esperado muito tempo o devedor saldar o débito”, falou. “Quanto mais cedo o nome do devedor entrar no sistema, mais rápido será a possibilidade da liquidação”, disse ao apontar a nacionalização do banco de dados como sendo o maior argumento. “Uma vez devendo em Marília, o inadimplente passa a deve em todo o território nacional”, avisou.

O SCPC da Acim tem um tempo de respostas de aproximadamente de dois segundos, por consulta através de Call Center (3402-3303), URA (3402-3304) e pela Internet (WWW.acim.org.br), ou no atendimento pessoal na sede da entidade. Durante o ano de 2009 foram 1.079.091 consultas realizadas sobre os diversos produtos existentes no Serviço Central de Proteção ao Crédito da Acim, para pessoas físicas e jurídicas. “Não existe banco de dados cadastral maior e mais completo que o do SCPC no Brasil”, garante Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil.