Título: Conselho Fiscal é convocado para análise de balancete
 
Sérgio Lopes Sobrinho reúne o Conselho Fiscal para apresentar as contas da Acim na assembleia geral extraordinária
 
Acontece nesta sexta-feira, dia 26, a partir das 8h30, na sede da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), assembleia geral extraordinária, convocada pela diretoria da entidade, para conhecimento de relatório da diretoria, demonstrativos contábeis e do parecer do conselho fiscal, sobre o balancete de 2009, conforme o artigo 36 do estatuto social da instituição. “É uma assembleia de praxe, que acontece anualmente quando são apresentadas as ações financeiras da entidade”, disse o presidente Sérgio Lopes Sorinho que considera importante a participação de um grande número de associados, como forma de compreensão do trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual diretoria.

Com um número mínino de 30 associados, a assembleia pode começar as 9 horas, de acordo com o regimento da instituição. O encontro será na sede da entidade e além do conselho fiscal a diretoria executiva e demais integrantes do conselho consultivo participarão do encontro oficial. “É uma reunião importante para que seja possível apresentar o balancete e de se fazer a explicação que for necessária”, disse o vice-presidente da Acim, Mauro Celso Rosa, que faz parte da diretoria da entidade desde 1997. “O momento para qualquer sugestão ou indagação é agora”, frisou o vice-presidente.

O conselho fiscal da Acim é formado por seis comerciantes: Odair Aparecido Martins, Regina Lúcia O.L. Serva, Hederaldo Joel Benetti, Carlos Alberto Lopes Pinto, Claudinei Galante e Nair Sumie Katakura. São três titulares e três suplentes que tiveram acesso aos documentos, analisaram em tempo hábil e fizeram as colocações que acharam necessárias dentro do propósito contábil. “É um trabalho muito técnico, específico e muitas vezes complexo, porém, sempre com a orientação de profissionais de contabilidade para esclarecimento de qualquer tipo de dúvida”, comentou Sérgio Lopes Sobrinho que considera importante este tipo de trabalho e de assessoramento, em razão de ter muito cuidado com a administração financeira da entidade. “Sou apenas um gestor que primo pelos bens de uma instituição com quase 80 anos de atividade na cidade”, falou.

O superintendente da Acim, José Augusto Gomes, chama a atenção dos associados interessados em participar da assembleia geral extraordinária, para o artigo 55 do estatuto social, que alerta para a impossibilidade de participação de comerciante com procuração. Segundo ele os direitos dos sócios são resguardados e intransferíveis. “Fizemos a publicação do edital dentro do prazo estabelecido, bem como efetuamos o convite eletrônico e a comunicação para a comunidade”, esclareceu o dirigente. “Penso que seja a oportunidade para que o sócio participe, questione e seja devidamente esclarecido para não ser influenciado por dúvidas que não existem, num futuro”, comentou ao ratificar o convite para que os sócios participem.