Título: Copa do Mundo influenciará presentes em maio, diz Acim
 
Sérgio Lopes Sobrinho está otimista com as vendas em maio e junho
 
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Sérgio Lopes Sobrinho, acredita que a venda de eletroeletrônicos devem aquecer as vendas em conseqüência das comemorações ao Dia das Mães e ao início da Copa do Mundo. “O comércio já iniciou a contagem regressiva para o próximo Dia das Mães”, disse o dirigente ao conversar com alguns lojistas associados sobre o assunto. “No ano passado vivíamos uma crise financeira internacional e um cenário de retração das vendas”, lembrou o dirigente que está otimista quanto às vendas em 2010.

O que vem chamando a atenção dos lojistas é quanto ao mês de junho, com a disputa da Copa do Mundo, na África do Sul, o que deve incrementar as vendas de televisores e aparelhos de DVD em maio, quando se comemora o Dia das Mães, no segundo domingo do mês. A previsão do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), é de que o varejo deverá registrar aumento de 10% nas vendas no Dia das Mães de 2010 em relação a igual período do ano passado. “Deve ser o oposto registrado na comparação de 2009, que trouxe uma retração de 10% nas vendas ante 2008”, disse Sérgio Lopes Sobrinho, que é mais comedido e acredita numa elevação das vendas em até 7% no comércio de Marília.

Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) o otimismo é geral. A entidade prevê aumento de 7% nas vendas de todo o País neste ano, em relação ao consumo registrado em igual período de 2009. “O ano passado foi atípico em virtude da crise internacional e os indicadores apontam para a redução na inadimplência e para o aumento da confiança do consumidor este ano”, falou Sérgio Lopes Sobrinho ao observar os estudos relacionados a expectativa de vendas para este ano, neste período.

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio no ano, e só perde para o Natal em vendas. Mas, devido à proximidade neste ano com a Copa do Mundo, são esperados recordes de venda. “As televisões sempre foram bom presentes para as mães, e agora devem vender bastante, porque são presentes para o lar e com uma Copa do Mundo, deve ser o presente mais procurado”, sugeriu o presidente da Acim que acredita numa elevação nas vendas da linha marrom (TV e vídeo).