Título: Santa Casa tem programação intensa sobre a atividade
 
Santa Casa de Marília promove durante quatro dias atividades específicas para os enfermeiros do hospital
 
A Santa Casa de Marília tem uma ampla programação a ser seguida visando a Semana da Enfermagem, que acontece de 10 a 13 de maio nas dependências do hospital local. O objetivo do evento é ressaltar a importância da enfermagem dentro da instituição, com apresentação de temas de interesse do grupo de profissionais que atende a instituição de saúde. “O enfermeiro é um dos principais agentes de desenvolvimento dentro do hospital, pois é esta categoria que faz o atendimento mais freqüente e próximo entre os pacientes”, disse o provedor da Santa Casa de Marília, o empresário Milton Tédde que incentiva a realização de eventos como este dentro do período comemorativo.

A superintendente da Santa Casa de Marília, Katia Ferraz Santana fará a abertura do evento, ao apresentar o tema: Qualidade e Sustentabilidade na Instituição, logo pela manhã, as 7h30, na sala de eventos do hospital. No período da tarde, as 14 horas, haverá palestra com: Kleber Renato da Silva Pelarigo (terapeuta ocupacional); Luciana Claudia L. Flosi dos Santos (fonoaudióloga) e com Elaine Salla Guedes, (enfermeira). Todos apresentarão trabalhos da equipe multidisciplinar da Santa Casa nas áreas de: terapia ocupacional, fonoaudióloga e vigilância epidemiológica. Na seqüência, o coordenador de gestão e desenvolvimento e coordenador de enfermagem da Santa Casa de Marília, Marcio Mielo, apresentará o tema: Planejamento da Enfermagem da Santa Casa - Novos Desafios. No período da noite, as 20 horas, haverá a apresentação da Enf.ª Prof.ª Conceição Aparecida Benetti, docente do curso de enfermagem da Universidade de Marília com o tema: Comunicação.

Para a terça-feira, dia 11, a partir das 7h30, haverá a repetição da programação de segunda-feira, com os assuntos apresentados no dia anterior, para uma nova turma de enfermeiros que esteve de plantão na segunda-feira, e não pôde participar do primeiro dia de atividades. No período da noite, as 20 horas, Elizandra Milan e Kátia Silene Bassini, ambas enfermeira da UTI da Santa Casa falarão sobre: Trombolise Venosa. No dia seguinte, quarta-feira, dia 12, a primeira a se apresentar às 7h30, será Deborah Milani, psicóloga, quando abordará o tema: Gestão de competência. No período da noite, as 20 horas, será a vez de João Carlos Teixeira Louro, psicólogo, gerente da Unidade de Dependência Química do Hospital Espírita de Marília, com o tema: Gestão de conflitos.

Na quinta-feira, dia 13, a repetição da programação anterior para a outra turma de enfermeiros plantonistas, enquanto que as 20 horas, haverá a premiação do concurso: Acolhimento do acompanhante no ambiente hospitalar, quando os enfermeiros da Santa Casa de Marília apresentaram sugestões de como acolher o acompanhante no ambiente hospitalar. O material foi produzido em grupos de quatro participantes no período de 22 de abril a seis de maio, e através da Coordenação de Enfermagem as melhores sugestões serão premiadas.

DIA DAS MÃES – Visando a celebração do Dia das Mães, neste domingo, dia 9, funcionárias da Santa Casa de Marília que são mães receberam uma lembrança comemorativa ao dia, com a entrega sendo feita na sexta-feira e no sábado. Domingo será a vez das mães que estiverem internadas no hospital, juntamente com as acompanhantes. O objetivo do grupo de humanização do hospital é não deixar que a data passe despercebida.