Título: Frio ajuda na diminuição das consultas ao SCPC
 
Subhi Khalil, do SCPC da Acim, avalia movimentação nos primeiros 10 dias de maio
 
O coordenador do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, considerou normal o número de consultas realizadas ao banco de dados da instituição, no período de 01 a 10 de maio, quando os lojistas consultaram o serviço oferecido pela entidade nas vendas relativas ao Dia das Mães, celebrado dia 9 de maio, domingo. “O frio e o período menor influenciaram na queda”, avaliou o dirigente ao constatar as 31.194 consultas realizadas em 2009 diante das 26.541 consultas em 2010. Foram 4.653 consultas a menos, equivalente a 17% de diferença entre um ano e outro.

Para Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil o frio confundiu o consumidor, bem como um dia a menos de movimento nas lojas da cidade são detalhes que influenciaram os dados. “Os números estão dentro da previsão, em razão de que uma realidade é diferente da outra”, comentou o dirigente sobre os oito dias de 2010 e os nove dias 2009. “Um dia de movimento nas lojas representa muito”, disse o experiente comerciante que monitora mensalmente os dados de acesso ao banco de dados do SCPC da Acim, como forma de avaliação sobre a segurança no momento da venda. “Consultas não representam vendas”, afirmou ao dizer que o fato do lojista acessar o banco de dados representa movimento nas lojas, mas não volume de vendas.

Das 26.541 consultas realizadas nos primeiros 10 dias do mês de maio, que compreende a movimentação relacionada ao Dia das Mães, segundo melhor momento do comércio em geral, tiveram 13.646 consultas ao CPF do consumidor e outros 12.166 consultas sobre os cheques e mais 729 com pessoas jurídicas. “São dados considerados normais e que até o final do mês espera-se que mantenha o índice de consultas elevado”, opinou Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil ao analisar a elevação de 5,8% positivos no primeiro quadrimestre. “É notório que o lojista está consultando mais os dados do SCPC como segurança no momento de vender”, frisou ao acompanhar os números mensalmente.

Para o presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho, os números de consultas condicionam o volume de vendas no comércio. “Se existem mais consultas, subentende de que houve mais negociações”, avaliou. “O que não quer dizer que a venda foi efetivada”, ressaltou ao lembrar a dependência da informação conseguida pelo lojista para concluir a venda. “Sem contar as vendas a vista ou através do cartão de crédito e do cartão de benefícios que, certamente, movimentaram as lojas”, disse ao explicar a dificuldade de haver um dado preciso sobre volume de vendas. “O melhor termômetro é observar a presença do consumidor nas ruas, shoppings e galerias de lojas com as sacolas nas mãos”, defendeu ao passar pelas ruas da cidade e shoppings e galeria e ver muita gente comprando. “Tenho certeza que muitas lojas venderam muito e outras nem tanto”, opinou.