Título: Lojas de Marília abrem sábado das 9 às 17 horas
 
Movimento nas lojas de Marília deve ser intenso neste sábado, terceiro do mês
 
As lojas do comércio da cidade de Marília abrem neste sábado, dia 15 das 9 as 17 horas, conforme o calendário de abertura especial do comércio mariliense, definido pelos lojistas que fazem parte da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), através de assembleia geral extraordinária realizada no ano passado. “A novidade deste sábado é que se trata do terceiro sábado do mês”, destacou o presidente da entidade, Sérgio Lopes Sobrinho, ao chamar a atenção do detalhe. “Normalmente abrem os dois primeiros sábados de cada mês”, disse. “Como dia primeiro de maio foi feriado e as lojas estiveram fechadas, os comerciantes optaram por abrir nos dias 8 e 15”, explicou o dirigente sobre a necessidade de divulgação neste sentido.

Segundo o presidente da Acim o mês de maio conta com cinco sábados no calendário deste ano, e desta forma a abertura do segundo e do terceiro sábado, com o feriado no primeiro, transforma o mês num mês normal como qualquer outro do ano, em que as lojas funcionam duas vezes ao mês no período das 9 às 17 horas. “Os comerciantes, comerciários e consumidores estão acostumados com os dois primeiros sábados do mês, com as lojas funcionando até no período da tarde”, comentou. “Desta fez é algo diferente e por isso a necessidade de avisar a todos”, completou.

A abertura das lojas localizadas na região central e também nos bairro sempre causou polêmica, uma vez que as lojas situadas em shoppings e galerias abrem em períodos diferentes e muitas vezes prolongados, causando para alguns comerciantes uma concorrência desleal. “Nunca houve um consenso neste sentido”, afirmou o presidente da Acim. “Existem comerciantes que são favoráveis a abertura das lojas em todos os sábados do mês e outros que são contra e abrem somente nos dois primeiros”, falou ao colocar o tema em discussão todos os anos e sempre haver divergências sobre qual a melhor alternativa. “Por isso que é necessário definir um calendário anual, para que tudo fique esclarecido antecipadamente e que as negociações com os comerciários sejam claras e o consumidor passa a ter certeza quando as lojas estão abertas”, argumentou Sérgio Lopes Sobrinho.

CADASTRO POSITIVO - Durante o Congresso Consumidor Moderno, Cobranças e Meios de Pagamento (CCMCC), especialistas avaliaram que a única maneira de o Brasil ter um crescimento sustentável do crédito seria com a implantação do cadastro positivo. Em vez de listar os clientes que não pagaram pontualmente suas dívidas, ele traria aqueles que cumpriram seus compromissos em dia. Além do potencial de reduzir pela metade a inadimplência, que hoje está em 7%, o cadastro positivo permitiria reduzir o custo do empréstimo. O projeto que cria o cadastro entrou em tramitação em 2005, mas precisa ser votado pelo Senado. As instituições financeiras não esperam a sua aprovação para 2010, por ser ano eleitoral.