Título: Santa Casa/SUS desenvolve pesquisa e orientação ao cliente
 
 
A Santa Casa de Marília, maior hospital filantrópico do centro-oeste paulista, atendendo 62 municípios da região através do Sistema Único de Saúde, está adotando um novo sistema de pesquisa de satisfação ao cliente bem como de orientação a população que se utiliza dos serviços oferecidos pela instituição de saúde. Segundo o provedor do hospital mariliense, o empresário Milton Tédde, este novo sistema aproxima a entidade dos clientes além de promover uma evolução constante na prestação de serviço. “É de fundamental importância que tenhamos um serviço de qualidade e que saibamos o que deseja os nossos clientes”, disse o dirigente ao apoiar o programa e considerar válido para o crescimento da instituição.

Ao dar entrada no hospital pacientes e familiares recebem um material explicativo sobre os cuidados, normas e regras da Santa Casa de Marília que tem uma média de 829 internações e 10.610 atendimentos ambulatoriais mensalmente. No folheto explicativo constam informações como: O que deverá trazer para internação; noções básicas para acompanhantes e visitantes; horários de visitas; chamadas de emergência da enfermagem; serviço de nutrição; alta hospitalar e conta hospitalar. “São textos curtos, fáceis de serem lidos e compreendidos além de terem as informações básicas necessárias para a ordem dos trabalhos de um hospital de alta complexidade como o nosso”, disse a superintendente da Santa Casa de Marília, Kátia Ferraz Santana.

Dentre as orientações, existem detalhes como o que se deve levar para a internação no hospital como: escova e creme dental, sabonete, pente ou escova de cabelos, pijama/camisola, chinelas e toalhas de banho e rosto. “Evite trazer e/ou usar: brincos, pulseiras, anéis, correntes e dinheiro/cheque”, diz o folheto que lembra que o hospital na se responsabiliza por extravio de pertence do usuário ou dos acompanhantes ou visitantes. Não é permitida a entrada de crianças menores de 12 anos, bem como estão explícitos no folheto os horários de visitas para quartos coletivos, quartos privativos, UTI adulto e UTI pediátrica. As cinco refeições oferecidas para as pessoas internadas, também estão com horários definidos para o café-da-manhã, almoço, lanche, jantar e ceia. “Além disso, é terminantemente proibido fumar dentro do hospital, inclusive nas áreas externas”, disse o provedor Milton Tédde, ao lembrar da lei federal de número 9294/96, que apesar de vigente tem causado problemas com alguns usuários.

No questionário de satisfação do cliente, que é facultativo o preenchimento, existem sete perguntas sobre: portaria central, internação, acomodações, limpeza, enfermagem, corpo clínico e nutrição. Após assinalar a unidade em que esteve instalado com oito opções, o usuário terá quatro formas de se manifestar: ótimo, bom, regular e ruim. Havendo a necessidade é possível utilizar o verso no folheto para escrever elogios, críticas e sugestões. “Não é preciso identificar-se”, lembrou Kátia Ferraz Santana ao parabenizar o setor de internação pela iniciativa.