Título: Palestra mostra benefícios da arbitragem para imobiliárias
 
A Câmara Arbitral de Marília fica na sede da Acim
 
Acontece dia 17 de junho, quinta-feira, a partir das 18 horas, na sala de evento do Escritório Regional do Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), palestra dirigida para os corretores de imóveis da cidade de Marília sobre: Benefícios da arbitragem para as imobiliária, através do advogado Marcelo de Souza Carneiro, coordenador da Câmara Arbitral da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), que vem apresentando o tema para diversos segmentos da comunidade mariliense. “É importante que as pessoas conheçam com mais detalhes sobre as vantagens da Câmara Arbitral”, disse o presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho ao colocar a infraestrautura da entidade à disposição de interessados.

No encontro promovido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), Marcelo de Souza Carneiro abordará detalhes sobre a arbitragem e as vantagens; celeridade, economia e solução de problemas, e os benefícios no dia-a-dia do corretor de imóveis. “Será um encontro interessante em todos os sentidos, pois, é muito melhor esclarecer um mal entendido numa Câmara Arbitral do que num tribunal”, disse o delegado Regional do Creci de Marília, Hederaldo Joel Benetti ao alertar os corretores de imóveis para a necessidade da confirmação de presença no evento, em razão das vagas limitadas. “Quem quiser participar deve entrar em contato com a Fernanda pelo telefone: 14 3433-7498”, avisou o delegado do Creci.

Além da agilidade nos procedimentos jurídicos no relacionamento entre empregadores e empregados, as vantagens de uma câmara arbitral na cidade são: a relação custo benefício com as despesas do procedimento arbitral, na maioria dos casos, menores se comparado com o Processo Judicial, não havendo a necessidade de se gastar com custas de atos processuais e recursos em outras instâncias. As áreas de atuação são: Comercial (Inadimplência; Contratos, Títulos de Créditos; Financiamento; Compra, Venda e Locação; Seguros e Leasing); Educacional (Inadimplência; Conflitos Escolares; Entre pais e escolas e entre funcionários e escola); Imobiliário (Aluguéis; Construção; Compra e Venda); Transportes e Telecomunicações; Trabalhista. “Marília conta com uma Câmara Arbitral na sede da Acim”, avisou Sérgio Lopes Sobrinho que considera uma vantagem para o município contar com um local específico neste sentido.

Para Marcelo de Souza Carneiro na arbitragem existe uma maior liberdade para as partes discutirem os conflitos, em virtude de que há menos rigor formal do que no Processo Judicial. “Outra grande diferença e na maioria das vezes vantagem é a escolha dos árbitros pelas partes”, disse o coordenador. “Ao contrário do que acontece no processo judicial as partes escolhem os julgadores da própria causa, podendo assim confiar mais na competência de quem irá julgar determinada lide”, falou ao desmistificar: “Muito embora aparentemente possa ter custas um pouco mais caras que o processo judicial, a arbitragem oferece um custo benefício excelente, pois se tem a certeza que a sentença será proferida em no máximo 180 dias”, explicou.