Título: Dia dos Namorados tem queda nas consultas
 
Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, coordenador do SCPC, avalia os dados dos primeiros 12 dias do mes
 
Os dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), nos primeiros 12 dias do mês de junho, relacionados a expectativa do movimento do comércio de Marília, quanto ao Dia dos Namorados, teve uma queda de 1.529 consultas a igual período do ano passado. Em 2009 foram 43.940 consultas realizadas ao banco de dados do SCPC da Acim, diante das 42.411 consultas realizadas este ano. “A diferença é reduzida o que chega a ser considerada normal”, disse o coordenador do SCPC da Acim, o comerciante Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, ao fazer a avaliação do período.

A queda no número geral das consultas não tem uma explicação específica segundo o dirigente. Para Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil o Dia dos Namorados sempre foi considerado como uma data de menor impacto nas consultas ao crediário. “Normalmente as vendas desta data são através de pagamento a vista ou cartão de crédito”, justificou o dirigente ao lembrar que este comportamento é diferente em datas como: Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais. “Nessas outras datas as pessoas utilizam mais o crediário”, lembrou o experiente comerciante ao avaliar os números apresentados no balanço do período analisado.

Na opinião de Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil a Copa do Mundo de futebol não influenciou na expectativa de vendas, tão pouco o frio antecipado. “O mês de junho, com o Dia dos Namorados, é sempre neste perfil”, disse o coordenador do SCPC ao demonstrar normalidade e considerar a diferença de 1.529 consultas nos 12 primeiros dias do mês de junho como sendo facilmente superável no restante do mês. “Tenho certeza que os números do mês todo serão superiores ao mês de junho do ano passado”, generalizou o dirigente.

Independente dos números apresentados, Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, enfatizou que os dados do banco de dados do SCPC nos 12 dias iniciais de junho, não refletem volume de vendas e sim expectativa de vendas. “As ruas do centro comercial e dos bairros estiveram repletas de consumidores o que demonstra que o período foi bom”, disse ao lembrar que o comerciante consulta o banco de dados do SCPC somente para as vendas pelo crediário. “Sem contar que no Dia dos Namorados os prestadores de serviço são mais procurados do que as lojas”, falou ao citar restaurantes, hotéis, floriculturas, e lojas de doces como as mais procuradas nesta época.