Título: Santa Casa/SUS cria Manual de Dietas Hospitalares
 
Manual de Dietas Hospitalares foi desenvolvida pela Santa Casa de Marília para ajudar no tratamento médico
 
O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da Santa Casa de Marília criou um Manual de Dietas Hospitalares que tem um caráter técnico norteando a prescrição de alimentos a pacientes ambulatoriais e em regime de internação por parte dos médicos e do corpo clínico. O documento com 18 páginas e 11 itens especificados é considerado um excelente instrumento de orientação dietoterapêutica. “O Manual tem chamado a atenção dos nossos profissionais e do nosso corpo clínico pela excelente qualidade de conteúdo e riqueza de informações”, disse o provedor da Santa Casa de Marília, o empresário Milton Tédde ao conhecer o manual e conversar sobre o assunto com funcionários e médicos do hospital. “São recomendações alimentares de profissionais especializados”, disse o dirigente ao citar as nutricionistas: Karina Gonçalves Haddad, Luciane Pereira Marques e Vanessa Barbosa Facina como as autoras do manual.

O documento foi confeccionado com o objetivo de proporcionar informações referentes as refeições produzidas pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e oferecidas aos pacientes da Santa Casa de Marília para orientar toda a equipe envolvida no cuidado hospitalar para as condutas dietoterápicas necessárias na prática clínica. “A alimentação do individuo é fator de grande relevância na terapia como um todo”, disse a superintendente da Santa Casa de Marília, Katia Ferraz Santana. “A terapia nutricional bem aplicada, de maneira técnica e no momento oportuno é parte indispensável na recuperação e manutenção da saúde, ou simplesmente pode ser utilizada como instrumento de prevenção, promoção e educação em saúde”, comentou a dirigente mariliense.

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da Santa Casa de Marília funciona 24 horas para o atendimento de pacientes, colaboradores, médicos e para o atendimento de acompanhantes das 7 a 19 horas. Para pacientes são oferecidas cinco refeições: desjejum, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. “Para os demais clientes o fornecimento de refeições segue normas, rotinas e horários específicos”, comentou Deborah Milani do Departamento de Hotelaria da Santa Casa de Marília.
O SND conta com três nutricionistas, sendo um para ações em administração do serviço de alimentação, e dois para ações em nutrição clínica/dietoterapia. “O departamento conta com estrutura física e funcional para realizar procedimentos de nutrição enteral e lactário”, completou Katia Ferraz Santana.

Dentre os temas apresentados no Manual de Dietas Hospitalares da Santa Casa de Marília estão detalhes sobre dietas para alimentação via oral, sondas ou ostomias, além de farináceos e fórmulas infantis. Existem explicações de dietas: líquida, leve, pastosa, branda, geral, sem resíduo, laxativa, hipercalórica e hiperprotéica, hipossódica, para diabetes, para insuficiência hepática, para insuficiência renal, adequações, composições, suplementações e nutrição enteral.