Título: Comerciantes decidem calendário de investimentos
 
Reunião na sede da Acim decidiu o calendário promocional do comércio de Marília
 
Os comerciantes que fazem parte da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), estiveram reunidos em assembleia geral extraordinária, convocada pelo presidente Sérgio Lopes Sobrinho, com o objetivo de definir o calendário anual de promoções a serem desenvolvidas no período de julho deste ano a junho do ano que vem.
Desde 2004 a entidade faz este tipo de trabalho com o propósito dos comerciantes agregarem as promoções particulares junto com as promoções da cidade. “A ideia é fazer com que uma campanha fortaleça a outra”, disse o presidente da Acim ao explicar a necessidade do calendário promocional da entidade. “Sem contar a questão do planejamento financeiro de cada campanha”, acrescentou.

O superintendente da associação comercial, José Augusto Gomes, fez uma prestação de contas das ultimas 12 campanhas desenvolvidas pela Comissão de Promoções, formada por comerciantes que voluntariamente ajudam a diretoria a tomar decisões sobre como melhor investir nas campanhas. No período de julho de 2009 a junho de 2010 foram investidos R$ 219.973,18, sendo que este valor é resultado de 30% da receita da entidade, bem como das taxas de publicidade e de outras alternativas de arrecadação realizadas em determinadas campanhas. “O importante é que haja o envolvimento e comprometimento dos comerciantes neste sentido”, disse o dirigente ao apresentar os números das campanhas já realizadas. “O mês em que houve maior investimento foi o de setembro”, mostrou José Augusto Gomes ao citar a campanha relacionada ao Mês do Consumidor quando acontecem os sorteios de prêmios e foram investimos mais de R$ 66 mil.

Para a próxima temporada os meses de janeiro e fevereiro foram os únicos que não foram contemplados com campanhas específicas ficando apenas com as campanhas institucionais. Os meses restantes terão os seguintes temas: julho (9 de julho), Agosto (Dia dos Pais), Setembro (Mês do Consumidor), Outubro (Dia das Crianças), Novembro (Tempestade de Ofertas), Dezembro (Natal), Março (Liquida Marília), Abril (Dia do Amigo), Maio (Dia das Mães) e Junho (Dia dos Namorados). “O ideal seria que houvesse uma elevação na receita na ordem de 5 a 10 por cento”, comenta José Augusto Gomes ao ressaltar a diversificação no investimento promocional. “Utilizamos várias ferramentas promocionais, pois, cada campanha é diferente da outra”, falou.

Dentro de 15 dias os comerciantes associados receberão o calendário confeccionado para acompanharem as atividades planejadas. “Desta forma o lojista poderá fazer o planejamento promocional baseado nas campanhas que serão realizadas na cidade”, completou Sérgio Lopes Sobrinho ao elogiar a participação dos comerciantes nesta discussão. “Quanto mais idéias, propostas e sugestões forem feitas, melhores serão as nossas campanhas”, acredita.