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Os seis primeiros meses do ano demonstraram que o comerciante está mais precavido ao vender no crediário. Os dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), mostram que no primeiro semestre do ano houve uma elevação no número de consultas na ordem de 4,22% em igual período do ano passado. Segundo o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, isto quer dizer que o comerciante está mais atento na hora de vender, e consulta antes de finalizar uma venda. “Hoje em dia são muitas as armadilhas para que o lojista tenha prejuízo”, disse o dirigente. De acordo com os dados do SCPC da Acim, em 2009 foram realizadas nos primeiros seis meses do ano 260.276 consultas, enquanto que em 2010 foram 271.264 consultas. O mês de fevereiro foi o que mais consultas foram realizadas com 43.876 consultas diante de 36.615 consultas em 2009, com uma elevação de 19,8%. “Até o momento foi o mês recordista”, lembrou José Augusto Gomes ao analisar os dados do SCPC da Acim. O mês de abril foi o que menos consultas foram realizadas. Em 2009 foram 44.372 consultas diante de apenas 41.635 consultas este ano, com uma queda de 6,1% o que não é considerado normal, apesar da média positiva. “Não existe uma explicação única”, tentou justificar o superintendente. “É uma série de fatores que atingem esta situação”, falou ao citar: chuva, falta de apelo comercial, muitos feriados no mês, preparação para as compras em maio (Dia das Mães), e outros fatores. Ao conversar com o coordenador do SCPC da Acim, Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, que seguiu viagem para a Palestina, a conclusão que chegaram é que o segundo semestre deste ano deve apresentar números superiores ao primeiro. “A segunda metade do ano é sempre melhor”, constata José Augusto Gomes ao apontar o serviço do SCPC da Acim como preventivo contra fraudes do tipo: roubo, furto e clonagem de cheques. “Vendas no crediário exigem cuidados”, alertou ao garantir a possibilidade de análise do crédito do consumidor antes de vender. “É possível prever se aquele consumidor irá ou não ter dificuldades em pagar as parcelas”, explicou ao lembrar das vendas a vista, com cartão de crédito e cartão de benefícios. “Hoje existem várias formas de pagamento”, destacou. Com as facilidades oferecidas por muitas lojas no pagamento das parcelas, as consultas ao SCPC da Acim tornaram-se excelente instrumento de avaliação, segundo José Augusto Gomes, que acredita ser uma boa oportunidade para comprar e vender. “A propaganda é quem conduz o consumidor a investir”, explicou. “E vender com segurança evita-se transtornos para ambos os lados”, acrescentou ao enfatizar que os dados do SCPC não são relacionados ao volume de vendas no comércio em geral. “Os dados são sinalizadores de prevenção”, disse. “E não de vendas”, afirmou o superintendente da Acim ao observar que somente nas consultas sobre os cheques, houve uma elevação de 4,2% neste primeiro semestre quando foram realizadas 247.530 consultas este ano, diante de 237.526 consultas realizadas no ano passado. # |
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