Título: Acim monta grupo de empresas para certificação em setembro
 
Fernanda Barros é a responsável pelo Departamento de Certificação ISO9001 na Acim
 
Empresas interessadas em conseguirem a certificação ISO9001:2008 devem procurar a secretaria da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) para a formação de um grupo de empresas para um trabalho coletivo. Anualmente a entidade organiza este tipo de trabalho como forma de estimular o empresariado a adoção das normatizações internacionais. “O trabalho em grupo simplifica, agiliza e diminui custos”, disse o presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho que numa formação de um grupo semelhante inscreveu a entidade que tornou-se a primeira a conseguir a certificação ISO9001:2008 no Brasil. “Empresas e entidades que pensam no futuro devem adotar a normatização internacional”, falou.

Não existe limitação de número de empresas por grupo. Trabalho neste sentido faz com que as empresas sintam-se estimuladas e o processo é desenvolvido dentro de 10 meses. “Se cada um fizer a tarefa de casa, é possível diminuir este prazo”, disse o superintendente da Acim, José Augusto Gomes que também é favorável a certificação. “Empresas prestadoras de serviço ou não com o passar do tempo serão pressionadas a terem a certificação”, disse o dirigente da Acim que vem observando esta tendência no mercado atual. “No entanto o investimento unitário é maior que se fazendo em grupo”, disse ao sugerir o ingresso de mais empresas neste grupo mariliense.

A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização, uma organização não governamental que está presente hoje em cerca de 120 países. Esta organização de 1947 em Genebra, tem como função promover a normatização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada. No Brasil, o órgão regulamentador da ISO é ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas (existem normas, por exemplo, para classificação de hotéis, café, usinas nucleares, etc). A ISO ficou popularizada pelas normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas.

A série ISO 9000 é uma concentração de normas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que podem, se desejarem, certificar seus sistemas de gestão através de organismos de certificação. Foi elaborada através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas. “É isso que as empresas em geral buscam”, comentou Fernanda Barros do departamento de certificação da Acim ao colocar-se a disposição de empresários interessados em participarem deste grupo de empresas. “Hoje, qualquer empresa que fornece a uma outra grande empresa, é solicitada a ter a ISO 9001:2008”, lembrou a representante da Acim. “Outros segmentos de mercado, que não fornecem diretamente às empresas também adotam a ISO como forma de marketing”, falou. “Tem aquelas que implantam a ISO devido à redução de seus custos internos”, garantiu Fernanda Barros.

Empresários interessados devem entrar em contato na sede da Acim pelo telefone: 14 3402-3300, ou no local (Rua 24 de Dezembro 678) para mais informações sobre o assunto e a inscrição.
#