Título: Unimed de Marília participa de evento sobre sustentabilidade
 
Encontro em SP contou com mais de 150 profissionais e teve a abertura com o presidente da Unimed do Brasil
 
A Unimed de Marília participou neste último final de semana, na cidade de São Paulo, nas dependências do Hotel Grand Mercure Ibirapuera, de encontro anual entre os assessores de comunicação do Sistema Unimed, para a discussão de temas pertinentes ao segmento. Em 2010, o Encontro Nacional de Assessores de Comunicação foi voltado às discussões em torno do papel da comunicação na sustentabilidade. O evento foi aberto pelo presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, e pelo diretor de Marketing e Desenvolvimento, Aucélio Melo de Gusmão, que mostraram a importância do encontro e do tema escolhido. “Muitas empresas, inclusive a Unimed, fazia uma trabalho sem muita noção do que é sustentabilidade”, disse. “Hoje temos um foco específico e queremos mostrar isso para as singulares”, disse o presidente da Unimed do Brasil.

O evento contou com a presença do jornalista ambiental da Globo News, André Trigueiro, que abordou o tema “Comunicando para um novo saber”. A programação contemplou a mesa-redonda: “Comunicando a sustentabilidade em três dimensões”, que detalhou as vertentes da relação entre os dois segmentos: “comunicação da sustentabilidade”, “comunicação para a sustentabilidade” e “sustentabilidade da comunicação”. Participaram desta parte do evento a gerente de Comunicação da Holcim Brasil, Ana Claudia Pais, e o gerente executivo de Comunicação do Grupo Santander, Rodrigo Vieira da Cunha.

Outra atividade desenvolvida neste encontro foi no painel que contou com a mediação do jornalista, professor, consultor de terceiro setor e responsabilidade social e diretor da Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini. O tema foi: “Comunicando de forma engajada”. “Nesta parte a ideia foi a de mostrar como grandes marcas estão comunicando suas iniciativas voltadas à sustentabilidade”, disse o jornalista Márcio Medeiros, que esteve representando a Unimed de Marília. “Além disso, foram apresentadas ações que estas empresas promovem para engajar os públicos com os quais se relacionam”, completou. Participaram também deste painel: os diretores de Assuntos Corporativos da Natura Cosméticos, Rodolfo Guttilla, e de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Bunge Brasil, Adalgiso Telles.

O encerramento do encontro contou com a palestra da pedagoga e fundadora da Casa do Zezinho, Tia Dag, com o tema: “Multiplicando as boas práticas”. Para o representante da Unimed de Marília o encontro foi interessante, pois mostrou que a comunicação sustentável gera valor agregado para a empresa, pois passa a ser mais um fato de reconhecimento e valorização da empresa, perante os públicos de relacionamento. “É possível mostrar que em pequenas ações, as preocupações que uma empresa tem com a humanidade”, disse o jornalista.
#