Título: Otimismo eleva ICC, diz Acim. Bom para o comércio
 
Mauro Celso Rosa: “O comércio vive um bom momento”, diz o vice-presidente da Acim
 
O vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, Mauro Celso Rosa, considerou como excelente a notícia de que o indicador da Fundação Getúlio Vargas mostra que a situação do mercado de trabalho e da inflação tem levado as pessoas a mostrar mais confiança na economia brasileira, mesmo havendo piora nas perspectivas para os próximos meses. “Isto quer dizer que o comércio vive um momento bom e que o consumidor está seguro em investir nas lojas”, disse o dirigente ao tomar conhecimento sobre a pesquisa publicada pela FGV, referente ao Índice de Confiança do Consumidor (ICC). “Pela segunda vez consecutiva, o otimismo do consumidor atingiu em setembro o maior nível da série histórica do ICC, iniciada em setembro de 2005”, resumiu o dirigente mariliense.

O ICC apresentou avanço de 0,7% em setembro em relação a agosto e, com o resultado, o desempenho do indicador foi de 120,8 pontos para 121,7 pontos. O indicador é calculado com base em uma escala de pontuação entre zero e 200 pontos (sendo que, quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor). “O comportamento do consumidor tem sido criteriosos”, concluiu Mauro Celso Rosa. Segundo a FGV, o percentual de consumidores no total de entrevistados que avaliam a situação econômica atual como boa aumentou de 28,1% para 33,6% de agosto para setembro. Já o dos que a consideram ruim caiu de 22,6% para 21,2%, no mesmo período.

No entanto houve uma piora nas perspectivas para a economia nos próximos meses. A parcela de consumidores que projeta melhora no cenário, nos seis meses seguintes, caiu de 28,4% para 26,5% de agosto para setembro; já a dos que preveem piora subiu de 10,7% para 11,3%, em igual período. As expectativas de compras de bens duráveis ficaram relativamente estáveis em setembro. Embora a fatia de consumidores entrevistados que pretende comprar esse tipo de produto nos próximos meses tenha caído de 16,5% para 15% de agosto para setembro, a parcela de pesquisados que informou intenção de comprar menos também caiu, de 26,5% para 25,5% no mesmo período. “As famílias estão, no momento, saindo de um ciclo de endividamento provocado pela antecipação de compras iniciada no ano passado”, lembrou Mauro Celso Rosa, ao destacar, inclusive, as promoções geradas pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em automóveis, geladeiras, entre outros.

Um dos fatores que mais contribuíram para formar o cenário positivo atual é a avaliação do brasileiro quanto ao mercado de trabalho. Mauro Celso Rosa acredita que o mercado tem apresentado resultados favoráveis nos últimos meses, principalmente por causa do período eleitoral, que gerou mais empregos temporários. “Certamente ao elevar a renda do consumidor, de uma maneira geral, isto conduz a uma melhora no humor do brasileiro”, frisou o vice-presidente da Acim.
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