Título: Provedor da Santa Casa recorda de São Lucas
 
Milton Tédde, provedor da Santa Casa de Marília, lembra o significado da celebração do Dia do Médico
 
O provedor da Santa Casa de Marília, empresário Milton Tédde, considera o dia 18 de outubro, quando se comemora o Dia do Médico, como sendo um dia importante para reflexão sobre a atividade dos médicos na humanidade. “Não é para ser apenas um dia festivo”, disse o dirigente hospitalar. “É para ser um dia de reflexão e de agradecimento”, comentou ao lembrar que a atividade médica está acima de qualquer outro interesse que possa existir. “Quando uma pessoa decide ser médico, é porque se preocupa com a humanidade”, falou ao conhecer centenas de médicos e com esta preocupação. “A profissão exige renúncia, tolerância e muito conhecimento”, disse ao parabenizar os profissionais médicos pela passagem do dia.

O dia 18 de outubro foi escolhido como “Dia dos médicos” por ser o dia consagrado pela Igreja Católica a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. O evangelho que escreveu é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos. Segundo a tradição, São Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antióquia. Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, o evangelho escrito por ele utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego. Não há provas documentais, porém há provas indiretas de sua condição de médico. A principal delas foi dita por São Paulo, na epístola aos colossenses, quando se refere a “Lucas, o amado médico”. Foi grande amigo de São Paulo e, juntos, difundiram os ensinamentos de Jesus.

Independente da história, Milton Tédde acredita que a data serve para uma reflexão sobre a relação médico e comunidade. “Neste contexto a Santa Casa de Marília tem uma participação fundamental”, disse ao lembrar que há anos atrás, muitos médicos trabalhavam na Santa Casa de Marília com o mesmo princípio da filantropia. “Hoje os conhecimentos médicos exigem investimentos, equipamentos, tecnologia e naturalmente se aperfeiçoou muito”, comentou ao dizer que a Santa Casa de Marília conta com um corpo clínico composto por 385 médicos especialistas com formação profissional nas realizações de transplantes renais, tratamento de pacientes oncológicos, queimados, cardiológicos, traumato-ortopédicos, urológicos, bucomaxilofacial e em muitas outras especialidades. “Os médicos têm ajudado muito a Santa Casa sendo os principais parceiros nos serviços de apoio e diagnósticos considerados de excelência em diversas áreas”, comentou o provedor da Santa Casa de Marília.

No próximo dia 21 de outubro, quinta-feira, os médicos do corpo clínico da Santa Casa de Marília serão homenageados pela diretoria do hospital, como tem acontecido nos últimos anos, com uma recepção na Chos Malal. “É uma forma que encontramos de reunir toda a nossa equipe médica e agradecer pelo trabalho que desenvolvem em nosso hospital na semana que se comemora o dia do médico”, justificou Milton Tédde.
#