Título: Conselho visita Santa Casa com Prefeito e Secretário
 
Visita do COMUS, Prefeito e Secretário fez com que todos conhecessem as instalações da Santa Casa
 
Parte dos 55 conselheiros que fazem parte do Conselho Municipal de Saúde, bem como o Prefeito Mário Bulgareli e o Secretário Municipal da Saúde, Júlio Zorzeto, além de assessores e coordenadores municipais, a diretoria da Santa Casa de Marília recepcionou a todos para apresentar e demonstrar grande parte das atividades que estão em andamento no hospital mariliense. “Foi uma visita muito importante que muito nos honrou”, disse o provedor da Santa Casa de Marília, o empresário Milton Tédde, que convocou todos os diretores e coordenadores de departamento do hospital para a recepção. “Considero oportuna, necessária e providencial esse tipo de visita”, definiu o provedor que procurou mostrar detalhes sobre o trabalho que vem sendo feito na instituição de saúde.

Inicialmente a superintendente da Santa Casa de Marília, Katia Ferraz Santana, fez uma breve exposição sobre os números atuais do hospital, principalmente quanto ao atendimento do convênio com Sistema Único de Saúde (SUS). Depois de mostrar detalhes sobre o negócio, missão, visão e valores da Santa Casa, a dirigente apresentou alguns dados estatísticos do último ano quanto ao trabalho realizado no hospital com atendimento SUS. Foram em 2009: 769 atendimentos clínicos; 1.413 atendimentos cirúrgicos; 173 na pediatria; 12.201 atendimentos a pacientes por dia pelo SUS; 18 transplantes realizados; 66.167 exames em pacientes internados (SADT’S); 34.134 atendimentos ambulatoriais, dentre outros números apresentados. “Eu desconhecia o potencial da Santa Casa, depois de ver todos esses números”, disse o Prefeito Mário Bulgareli, surpreso com os dados.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Feliciano dos Santos, fez questão de dizer no encontro que tem visitado várias cidades da região, além de diversos setores da saúde de Marília e ouve muitos elogios sobre a prestação de serviço oferecida pela Santa Casa. “Ouço bons comentários e hoje confirmo tudo isso vendo e ouvindo parte do trabalho que é realizado’, comentou ao se surpreender com as 37.207 refeições realizadas no hospital e os 52.310 quilos de roupas que a instituição processa. “Não tenho dúvidas de que a Santa Casa é uma das maiores instituições empregadora”, completou Júlio Zorzeto ao saber que são 800 funcionários, 385 médicos, 407 enfermeiros, 10 estagiários, 23 residentes e 100 voluntários, distribuídos em 19 mil metros quadrados de área construída em 25 mil metros quadrados de área total.

Para o provedor da Santa Casa de Marília muito ainda há de ser feito nos próximos anos e somente com a colaboração da comunidade, dos poderes constituídos e do empresariado que será possível manter o hospital como sendo de média e alta complexidade atendendo 62 municípios do centro-oeste paulista. “Houve um choque de gestão na Santa Casa, e quem ganhou com tudo isso foi a população”, resumiu o prefeito de Marília. “Somos a 7ª melhor cidade para se viver no País, e a nossa saúde está entre as cinco melhores do Brasil”, completou Mário Bulgareli que além de se surpreender com os dados, ficou perplexo ao ver as instalações médicas prontas e em construção na visita que fez nas dependências do hospital, quando conheceu com o demais visitantes: o ambulatório, a fisioterapia, a ortopedia, a hemodiálise, a hemodinâmica, a unidade de dor torácida, a pediatria, a oncologia, a Ala “D”, a UTQ e demais obras em andamento.
#