Título: Santa Casa promove encontro com pacientes renais crônicos
 
Marlene de Rossi Oliveira, coordenadora do Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Marília
 
A Santa Casa de Marília promove no próximo dia 30 de outubro, das 8h30 as 11h30, nas dependências do Alves Hotel (Rua 24 de dezembro, 1236 – sala Gabriela), o 3º Encontro de Pacientes Renais Crônicos em Diálise Peritoneal de Marília: prevenindo infecções. O evento é realizado em conjunto com a Baxter, e conta com o apoio do Instituto do Rim de Marília (IRM). “Trata-se de uma ação interessantíssima quando reunimos pacientes para a troca de informações, atualização de conhecimento e orientações preventivas”, disse o provedor da Santa Casa de Marília, o empresário Milton Tédde. “Já faz parte de nossa programação anual este encontro, com excelente receptividade pelos pacientes de diálise”, comentou.

O evento contará com as participações de Telma Conessa e Marília Oliveira Costa, enfermeiras especializadas em nefrologia, que mostrarão as mais novas técnicas e informações sobre o tratamento de diálise domiciliar. São aguardados aproximadamente 80 pacientes de Marília e região e outros 30 cuidadores. “Além de motivar o paciente para a manutenção adequada do tratamento, são passadas orientações principalmente quanto aos cuidados preventivos com relação às infecções que podem ocorrer com estes pacientes”, comentou Marlene de Rossi Oliveira, coordenadora do Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Marília. “Além da troca de experiência que é fantástica”, comentou a enfermeira. “O bate-papo entre eles é muito produtivo, pois, muitas vezes, a experiência de um serve para motivar o outro”, comentou.

Este encontro é uma ação pioneira da Santa Casa de Marília iniciada em 2008, segundo Marlene de Rossi Oliveira. “Não conheço esse tipo de atividade em outra cidade”, falou a enfermeira que mantém contato com todos os pacientes atendidos pelo serviço da Santa Casa de Marília, seja em regime de internação ou ambulatorial, totalizando 295 pacientes. “Monitoramos o desenvolvimento de cada um deles”, disse a coordenadora do Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Marília ao mostrar a programação do evento do dia 30, que se inicia às 9 horas com a palestra: “Prevenindo Infecções” e, depois do intervalo, passará para as demonstrações das técnicas de DPA e CAPD.

A Santa Casa de Marília é tida como referência nesta área da saúde oferecendo os serviços de hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal. “Até setembro de 2010 foram realizados 20 transplantes renais” disse a superintendente da Santa Casa de Marília, Kátia Ferraz Santana, ao considerar importante o encontro promovido pelo hospital mariliense e demais parceiros. “Foi uma experiência que deu certo e que será mantida”, comentou.
#