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A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), já marcou para o dia 24 de novembro, quarta-feira, as 8h30, na sala de eventos do Sebrae em Marília, a Assembleia Geral Extraordinária para discutir com os comerciantes associados, a definição do calendário de abertura do comércio de Marília para o ano de 2011. “Considero de fundamental importância ampliar os debates, discutir detalhes e apresentar alternativas com bastante antecedência”, disse Sérgio Lopes Sobrinho, presidente da Acim, que vem realizando este tipo de trabalho há 11 anos. “Quando as pessoas sabem com antecipação o que vai acontecer, todos se programam melhor”, acredita. O calendário de abertura do comércio de Marília define a abertura e fechamento das lojas na cidade, bem como o horário de funcionamento. Baseado no Código de Posturas do Município de Marília, bem como a Legislação Federal e o dissídio coletivo de trabalho, o funcionamento da loja é definido de acordo com datas comemorativas, feriados, expectativas de vendas e principalmente do desejo da maioria. “A oportunidade de definir o nosso calendário para 2011 é agora”, avisou Sérgio Lopes Sobrinho. “Depois que foi apresentado, debatido e aprovado, não dá mais para mudar”, comentou ao chamar a atenção de lojistas que sempre sugerem alternativas depois que o calendário está definido. “As ideia são bem vindas na hora certa, que é agora”, explicou ao estimular um maior número de comerciantes para discutir o tema. O calendário de abertura do comércio de Marília no ano de 2011 não deve apresentar polêmica. Não existem eventos que venham a influenciar o desenvolvimento comercial, bem como qualquer data que cause debate entre os lojistas. “Somente o mês de dezembro é que todos os anos gera um tempo a mais de conversa para definição dos horários”, disse Sérgio Lopes Sobrinho ao citar a questão da abertura das lojas aos sábados e principalmente aos domingos. “Todos os anos a questão da abertura aos domingos, em dezembros e aos sábados durante todo o ano tomam um pouco de tempo da definição do calendário”, comentou ao acreditar num amadurecimento dos lojistas sobre as diferenças de ideias. “Cada um sempre pensa no próprio negócio e se esquece que o comércio é geral e não de um segmento apenas”, falou. Uma vez definido o calendário de abertura do comércio de Marília para o ano de 2011, a Acim busca alternativas para produzir grande quantidade de calendários impressos com as datas e horários definidos para serem entregues aos comerciantes, consumidores e comerciários gratuitamente. “Serve para que empregadores e empregados acertem os dias de folga, bem como os consumidores de quando as lojas funcionam”, comparou ao destacar que para as lojas de shopping e galerias os horários são diferenciados e baseados por lei específica. “O importante é que seja organizado e ordeiro”, resumiu. # |
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