Título: Comerciantes debatem formas de cadastro nas lojas
 
Anderson Pancieira mostrou a importância de se ter um bom cadastro dos cliente para análise de crédio
 
Comerciantes das cidades de Pompeia, Oriente, Quintana e Herculâdia, na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, estiveram reunidos na sede da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia para um debate sobre análise de crédito e avaliação de risco, com o consultor Anderson Pancieira, que durante 1h20 expôs o assunto e ouviu depoimentos dos participantes. “Foi um evento muito proveitoso em que os comerciantes tiraram muitas dúvidas e receberam muitas ideias de como melhorar a performance das lojas”, avaliou o presidente da ACE de Pompeia, Alair Mendes Fragoso. “São muitas as formas de se conseguir informações importantes por parte dos clientes”, comentou o dirigente. “A informação é a principal arma contra golpes”, frisou.

Durante o debate, Anderson Pancieira mostrou a necessidade das empresas criarem um clima favorável para que o cliente passe as informações mais importantes para avaliação de crediário. “Ninguém fala de assuntos particulares, para quem não se sente a vontade”, resumiu o consultor. “O ambiente tem que ser favorável para que o cliente passe informações importantes para o crédito ser avaliado”, explicou ao dizer que o cadastro não se baseia em nome, endereço e número telefônico. “É preciso observar o comprometimento da renda do cliente com dívidas como: aluguel, escola, luz, telefone, financiamentos e outros tipos de compromissos comuns”, acrescentou. “Muitas vezes essas informações saem na hora da venda, quando está negociando o valor”, comentou.

Formas de se evitar o recebimento de cheques roubados, furtados e clonados, e até de notas falsas, foram comentadas na apresentação que lotou a sala de eventos da ACE de Pompeia, por ser um tema bem atual no dia-a-dia de um estabelecimento comercial. “Todos que participaram do encontro gostaram e pediram outro no mesmo sentido”, disse a gerente administrativa da ACE de Pompeia, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas. “Os comerciantes sentiram-se a vontade em falar e perguntar, pois, o assunto é envolvente”, comentou ao admitir que pequenas ações fazem a diferença no momento de efetuar um bom cadastro junto ao cliente. “Comerciante e comerciário precisam ser envolventes, simpáticos, corretos e acima de tudo deixar o cliente a vontade em falar o que quiser”, comentou. “O estelionato é uma ação mais comum com o perfil do comércio dessas cidades”, disse Anderson Pancieira. “Para combater o estelionato, somente consultando o banco de dados do SCPC”, ressaltou.

PALESTRA SOBRE ATENDIMENTO – Acontece dia 25 de novembro, quinta-feira, na sede da ACE de Pompeia, palestra sobre: Qualidade no relacionamento com o cliente. O evento é gratuito e será realizado em conjunto com o Sebrae, através do Posto de Atendimento a Empreendedor (Pae), existente na cidade. O evento visa promover a capacidade para reconhecer as reais necessidades da empresa e dos clientes, dentre outros assuntos. A carga horária é de duas horas. Para participar é preciso ter idade acima de 18 anos e a inscrição deve ser feita através da atendente Sheila Gabriel de Carvalho, no Posto SEBRAE de atendimento ao empreendedor. Mais informações pelo telefone: (14) 3452.1288.
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