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Levantamento anual do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), mostra elevação na ordem de 0,55% em comparativo a prestação de serviço aos associados da entidade entre os anos de 2009 e 2010. No ano retrasado foram realizadas 1.079.091 consultas diante das 1.086.374 no ano passado. “Está dentro do que esperávamos”, admitiu Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, coordenador do SCPC da Acim ao incluir no levantamento os números do SCPC Física, SCPC Cheque e SCPC Jurídica, programas disponibilizados aos comerciantes associados. De acordo com Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil as vendas pelo crediário dividem as opções entre comerciantes e consumidores com as vendas a vista e através dos cartões de crédito e de benefícios. “É ma mudança de comportamento natural e que cresce a cada ano”, justificou o dirigente ao avaliar os dados anuais. “Só consulta os dados do SCPC quem vende pelo crediário ou quem recebe cheques”, explicou Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, que é comerciante e que está no SCPC da Acim há várias décadas. “Os tempos são outros e o comércio em geral se adapta a qualquer mudança de comportamento do consumidor”, falou. Em 2010 o mês de dezembro, como sempre, foi o de maior número de consultas com 111.760. Por ser o melhor período de vendas do comércio em geral, é considerado a parte em todas as análises. “Depois vem o mês de maio, o segundo melhor período com o Dia das Mães”, acrescentou o coordenador do SCPC da Acim ao observar as 100.087 consultas realizadas naquele mês. “Depois de pagar toda a compra de Natal, o mês de março aparece como sendo o terceiro melhor mês, em termos de consultas, mostrando a reação do consumidor”, avaliou o dirigente verificando as 92.957 consultas realizadas no terceiro melhor mês. A média de consulta por mês ficou em 90 mil o que é, segundo o dirigente da Acim, uma média boa ao observar os meses com menor número de consultas: 83.423 (setembro) e 84.723 (abril), em períodos com apelo comercial menor. “Isso influencia muito em virtude de que o consumidor precisa de estímulo para comprar”, falou ao apontar a elevação nos números do SCPC da Acim de acordo com o movimento do comércio. “Mas o fato de haver consultas, não quer dizer efetivação de compra e venda”, alertou. “Se o comerciante consulta é porque está negociando, e não que vendeu”, acrescentou. Outro ponto ressaltado pelo dirigente da Acim é quanto a segurança. “Os números mostram que o comerciante está consultando os dados do SCPC antes de efetuar uma venda a prazo, principalmente”, disse Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil. “Ao consultar os dados do cliente no SCPC, o comerciante passa a ter mais segurança, pois se a informação não for boa ele não vende”, comentou ao prever para 2011 a manutenção dos índices. “Deve crescer nesta mesma proporção de agora, pois os outros meios de venda também crescerão”, disse ao ampliar a diversificação nas consultas. “O serviço será ampliado com acesso a mais informações do consumidor, importantes para o comerciante avaliar antes de vender”, falou. # |
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