Título: Pesquisa quer analisar as vendas de dezembro
 
Daniel Alonso, presidente do Conselho Consultivo da Acim, é a favor de pesquisas constantes entre associados
 
A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), está encaminhando aos comerciantes associados, um questionário com o propósito de analisar as vendas no varejo no mês de dezembro, principal período do comércio em geral. “Consumidores estiveram em grande número nas ruas, shoppings e galerias de lojas, porém, não sabemos o que isto representa em termos de vendas”, disse o presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho que sempre teve a curiosidade em saber o real movimento das vendas. “Não temos instrumentos que façam esta análise mensalmente”, reconheceu o dirigente ao observar na pesquisa o único meio de saber.

Outra informação que resultará no final desta pesquisa iniciada neste mês será quanto a expectativas de necessidades em que a Acim poderá suprir aos associados, além de oferecer uma série de serviços, principalmente quanto ao acesso ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), principal instrumento de defesa do comerciante contra a inadimplência. “O SCPC é um órgão de proteção e não de análise de movimento das vendas”, alertou Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, coordenador do SCPC da Acim. “O fato do comerciante consultar, não quer dizer que a venda foi efetivada”, resumiu ao descartar os dados de acesso do SCPC como sendo referencial sobre as vendas no comércio em geral.

Nas perguntas escritas em apenas uma folha de papel, é preciso a identificação do comerciante associado, e na seqüência as três questões: classificação do movimento em dezembro (ótima, boa, regular e ruim), os porcentuais de vendas (a vista, crediário, cheques e cartões de crédito), e qualquer sugestão que o associado queira fazer. “O associado pode encaminhar a pesquisa até a sede da entidade, ou pedir para que um funcionário da Acim vá até a loja e busque o material”, disse Sérgio Lopes Sobrinho que pretende iniciar a tabulação dos dados, após o dia 28 de janeiro.

É pretensão da diretoria da Acim em desenvolver pesquisas neste sentido, periodicamente, como forma de conhecimento sobre o grau de satisfação dos comerciantes associados quanto a uma série de questões importantes para a classe empreendedora. “Muitas vezes precisamos tomar uma decisão, que atinja a maioria, e não sabemos qual a reação que esta decisão pode ter entre os associados”, comentou o presidente do Conselho Consultivo da Acim, Daniel Alonso, que considera importante este tipo de instrumento para análise. “Não só descobriremos o que pensa a maioria, como também, perceberemos oportunidades de um novo serviço”, acredita o dirigente da Acim.
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