Título: Acim sugere cautela para as vendas no início do ano
 
Mauro Celso Rosa, vice-presidente da Acim, pede cautela na hora de vender, no primeiro trimestre
 
O vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Mauro Celso Rosa, está sugerindo aos comerciantes associados que tenham cautela na ânsia de venderem neste início de ano. A intenção de compra diminui nesta época do ano em razão de compromissos fixos como material escolar, impostos como IPVA e IPTU além dos gastos realizados com o Natal no mês de dezembro. “Os preços de bens duráveis e semi-duráveis estarão mais altos devido à subida dos índices de inflação no primeiro trimestre do ano”, disse o dirigente mariliense ao tomar conhecimento de pesquisa realizada neste sentido.

De acordo com o vice-presidente da Acim, os consumidores, no entanto, aumentaram em 34,8% a intenção de aquisição de eletroeletrônicos. “Depois de um bom desempenho nas vendas durante o Natal, o varejo pode esperar um consumidor mais tímido, pelo menos no início deste ano”, comentou Mauro Celso Rosa. A intenção de compra diminuiu 5,4 pontos percentuais e passou de 77,2% nos primeiros três meses de 2010 para 71,8% em igual trimestre deste ano, segundo dados levantados com centenas de consumidores. De acordo com Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, realizada pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), neste período, os produtos com aumento na intenção de compra são os eletroeletrônicos, com 34,8%, os eletroportáteis, com 15,8%, e os automóveis, com 5,3%. Os itens com maior redução no período são os de cama, mesa e banho (-38,9%), de cine e foto (-31,4%), e de informática (-25,8%).

Mesmo comprando menos, o consumidor tem expectativa de desembolsar mais em bens duráveis e semi-duráveis. A previsão de alta nos gastos varia de 3% a 121,8% em eletroeletrônicos, automóveis, materiais de construção, móveis e linha branca. Os itens de cama, mesa e banho são os campeões da lista. Quem esperava gastar R$ 256 nestas mercadorias no início de 2010, estima desembolsar R$ 568 neste primeiro trimestre. “A queda na intenção de compra era esperada por causa dos efeitos da política de contenção da demanda agregada, de freios na economia e de incertezas sobre os rumos do novo governo”, opinou o vice-presidente da Acim. Em razão da sazonalidade, a média histórica de queda na projeção das vendas reais para o primeiro trimestre costuma ser de 17%, mas neste ano a redução deve chegar a 19%. A partir do segundo trimestre, a tendência é de retomada nos níveis de crescimento.

As medidas que o Banco Central (BC) adotou em dezembro, como o aumento do depósito compulsório para empréstimos e financiamentos, influenciam um pouco o cenário atual, mas não o suficiente para alterar a demanda por automóveis, por exemplo, que apresentam variação positiva na intenção de compra neste ano. O estudo ouviu 500 pessoas entre os dias 3 e 13 de janeiro, e mede a confiança do consumidor em relação aos rumos da economia e a intenção de compra e gasto de dez categorias de produtos.
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