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Os associados do Rotary Club de Presidente Venceslau, no Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior do estado de São Paulo, discutiram na última reunião ordinária do clube a importância da Imagem Pública do Rotary International, através do clube rotário local, para atrair associados e fortalecer a comunidade com projetos e programas desenvolvidos pelos rotarianos. “Precisamos nos posicionar melhor na mídia”, disse a presidente do clube de Presidente Venceslau, Maria Rosa de Moraes Oliveira, que apesar de haver um excelente relacionamento com a mídia local, ela defende ações mais específicas e práticas por parte do Rotary. “É preciso que a comunidade nos enxergue como executores de programas e projetos”, falou ao convidar o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro, para expor o tema. “Para mostrar o Rotary é preciso conhecê-lo melhor”, comentou a presidente. Em menos de 60 minutos o assunto foi apresentado aos associados do clube local, cônjuges e convidados, bem como associados do Rotary Club de Presidente Epitácio e de Santo Anastácio. “O Rotary está investindo muito nesta área”, falou o jornalista convidado. “É preciso que os clubes façam uma avaliação sobre o tema e imaginem como querem ser vistos pelo comunidade”, desafiou o expositor ao tocar em comportamentos e práticas antigas de rotarianos que causam confusões na comunidade, quanto a definição de Rotary e da imagem do rotariano. “A pergunta que devemos fazer é: de que forma queremos que a comunidade nos veja?”, falou ao alertar para ações exageradas como festas, publicidade social e pessoal, organização de eventos e reuniões improdutivas. “Ao saber como quer ser visto, fica mais fácil montar uma estratégia”, ensinou. Márcio Medeiros mostrou exemplos de sucesso dentro do Rotary International, e principalmente a preocupação de momento da instituição em fazer com que os rotarianos transformem informação em ação. “A informação no Rotary deve ter um propósito: mobilizar as pessoas para a ação”, repetiu o convidado do RC de Marília Pioneiro, ao citar o artigo do Diretor de Rotary International, Antônio Hallage, na edição de número 1063 da Revista Brasil Rotário, em que o dirigente rotário mostra a importância de se ter um posicionamento certo quanto a Imagem Pública da organização. “A informação transformada em conhecimento gera competência, e o conhecimento adquirido quando compartilhado produz a ação”, leu Márcio Medeiros, ao mostrar o artigo para todos os presentes. O Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Gestão 2008-09, Régis Jorge, associado do Rotary Club de Presidente Venceslau, reforçou a importância de se ter uma preocupação com o comportamento do clube e do rotariano. “O Rotary é o que o Rotary faz”, resumiu ao ratificar os cuidados como o clube e o associado são expostos na comunidade. “Se existe confusão em compreender o que é Rotary e o que o rotariano faz, a culpa é nossa”, disse o dirigente que participou do encontro realizado. |
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