Título: Dirigente da Acim anuncia alta no comércio em 9 anos
 
Sérgio Lopes Sobrinho comenta pesquisa do IBGE que anuncia crescimento no varejo
 
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Sérgio Lopes Sobrinho, considerou como excelente o anúncio de que as vendas no comércio varejista acumularam alta de 10,9% em 2010 - melhor resultado desde 2001 - após subirem 5,9% no acumulado de 2009. O dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Isto demonstra o quanto a classe empreendedora se supera diante de tanta adversidade”, parabenizou o dirigente que é o atual vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Sem dúvida, uma informação importante e motivadora”, acredita.

De acordo com a pesquisa de novembro para dezembro, seis das oito atividades pesquisadas pelo IBGE apresentaram alta no volume de vendas do varejo. Isso ocorreu em tecidos, vestuário e calçados (alta de 3,4%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,8%), livros, jornais, revistas e papelaria (2,3%) artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,6%), móveis e eletrodomésticos (1,4%) e combustíveis e lubrificantes (1,1%). Na mesma base de comparação, o IBGE apurou quedas no volume de vendas em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (baixa de 0,3%) e em outros artigos de uso pessoal e doméstico (recuo de 1,0%).

Na comparação entre dezembro de 2010 e o mesmo mês do ano anterior, todas as oito atividades tiveram aumento no volume de vendas em dezembro de 2010: móveis e eletrodomésticos (18,3%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,5%), tecidos, vestuário e calçados (10,2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,0%), artigos farmacêuticos médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (13,9%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (25,5%), combustíveis e lubrificantes (6,2%) e livros, jornais, revistas e papelaria (26,6%).

A alta de 10,9% no volume de vendas do comércio varejista em 2010 foi impulsionada pelas vendas em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. No ano passado, as vendas neste grupo subiram 9% em relação a 2009. “A população passou a ter um poder compra melhor e passa a diversificar os investimentos necessários”, acredita o dirigente ao avaliar a pesquisa divulgada. “O brasileiro está pulverizando os gastos fazendo com que a economia se fortaleça, apesar da ameaça de uma inflação maior”, comentou ao chamar a atenção de um problema grave. “Com um poder de compra maior, não podemos deixar que a inflação prejudique o crescimento do pais”, defendeu o dirigente mariliense.