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O presidente do Conselho Consultivo da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Daniel Alonso, em conversa com o presidente da entidade, Sérgio Lopes Sobrinho, apresentou relação de encargos embutidos em produtos comercializados no período do carnaval. “Agora que a folia acabou, as pessoas prestam mais atenção na realidade tributária”, disse o dirigente surpreso com a elevada taxação nos produtos. “Nem no carnaval a arrecadação tributária para”, falou Sérgio Lopes Sobrinho. “Os brasileiros não se dão conta da quantidade de impostos que vem embutida nas fantasias e demais produtos relacionados à celebração”, comentou o dirigente. Segundo o levantamento feito por institutos de pesquisas um bom exemplo desse alcance dos impostos são as fantasias fabricadas com tecido. De acordo com os cálculos realizados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), os tributos constituem 36,41% do preço total desses produtos. “O clima festeiro desvia a atenção”, falou Daniel Alonso ao olhar os números. No caso das máscaras com lantejoulas, a mordida é ainda maior, chegando a 42,71%, enquanto os confetes ou serpentinas têm carga de 43,83%. “É importante informar a população sobre os impostos embutidos nos produtos”, acredita o presidente do Conselho Consultivo da Acim. “O carnaval é uma festa popular e muitos itens, por não serem de primeira necessidade, possuem taxas elevadas de impostos”, destacou o empresário. De acordo com o dirigente da Acim ainda há muito desconhecimento com relação ao assunto. “As pessoas não fazem ideia e desconhecem que os tributos são altos e não sabem o quanto contribuem para a manutenção dos serviços do Estado, como educação, saúde, segurança etc”, opinou Daniel Alonso ao mostrar a relação. Outros produtos consumidos no carnaval que têm elevada carga tributária são, segundo o IBPT, as garrafas e latas de cerveja (cujo percentual de impostos sobre o preço final atinge 54,8%), colares havaianos (45,96%), spray de espuma (45,94%), refrigerantes em lata (45,8%), máscaras de plástico (43,93%), água mineral (43,91%), biquínis com lantejoulas (42,19%), bandeiras de pano (36,2%) e fantasias de arame (33,91%). Outra questão apresentada pelo dirigente da Acim é quanto ao número de feriados no ano. O calendário de feriados de 2011 deverá favorecer o comércio, por inviabilizar as chamadas “emendas” prolongadas, como a do carnaval ou a de Corpus Christi, em abril próximo. Nessas ocasiões, segundo constatou, o movimento de vendas fica enfraquecido (mesmo com um dia útil entre as folgas). Independentemente do calendário, no entanto, ele recomenda cautela. “O que mais pesa no desempenho do comércio é a massa salarial e o crédito”, ensinou. Com os juros em alta, alerta o dirigente, é preciso ter uma boa gestão de estoque e tentar antecipar as vendas, com atenção às oportunidades de promoções. |
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