Título: Acim recepciona dirigentes da Palestina
 
Reunião na sede da Acim foi o primeiro passo para se criar um relacionamento mais direto em Brasil e a Palestina
 
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Sérgio Lopes Sobrinho, recepcionou na sede da entidade, dirigentes do Governo da Palestina, do Oriente Médio, que estão na cidade conhecendo a região para futuros trabalhos em conjunto. “Trata-se de um primeiro contato, pois, acredito que existirão outros mais específicos”, falou o dirigente que esteve acompanhado do vice-presidente da Acim e secretário municipal da indústria e comércio, Romildo Raineri Júnior, e do coordenador do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil e da empresária e associada Nelma Aparecida Martinez, que acompanha o grupo estrangeiro.

Com a ajuda do palestino radicado em Marília, Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, o encontro foi proveitoso em todos os sentidos, pois, houve a possibilidade dos dirigentes estrangeiros, Hani Qazaz e Moahammed Sabah, que também fazem parte da Organização Não Governamental (ONG) Arabian Force Society, explicarem o interesse pela cidade de Marília. “Eles souberam da cidade através da Nelma, fizeram a pesquisa na internet e gostaram”, explicou o coordenador do SCPC que serviu de intérprete. “Eles estão encantados com a receptividade dos mariliense, achando muita semelhança com os árabes em tratar bem os visitantes”, comentou.

De forma ampliada, o interesse dos palestinos é fazer com que haja um relacionamento direto entre a cidade de Marília e Gaza, na Palestina, com troca de experiências culturais, educacionais, comerciais e esportivas. “Eles pretendem estimular um intercâmbio em várias áreas, tendo como base no Brasil a cidade de Marília”, disse Nelma Aparecida Martinez, que está com o grupo há dias. “Eles querem se relacionar com jovens, empresários, artistas, políticos e dirigentes de classe no sentido de fortalecer este relacionamento internacional entre as duas cidades e os dois países”, completou a empresária mariliense.

No ponto de vista empresarial a idéia é fazer com que empresários da Palestina venham até Marília e realizem negócios com empresários de Marília e região. “Ele está estudando o potencial empresarial da cidade com o comércio e a indústria para oferecer aos empresários de lá, a oportunidade de iniciar uma negociação”, explicou Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil ao dizer que na Palestina são poucas as opções, pois, quase não se produz algo tipo exportação. “Na verdade eles virão mais para comprar do que para vender”, deduziu Sérgio Lopes Sobrinho ao colocar-se a disposição do grupo estrangeiro. “O Brasil foi o primeiro País a reconhecer o Estado da Palestina em 1967”, recordou Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil ao intensificar as relações entre os dois pais através das duas cidades num futuro intercâmbio em vários segmentos.