Título: CREDIÁRIO - Semestre apresenta queda nas consultas
 
Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, o coordenador do SCPC da Acim, avalia o primeiro semestre de 2011
 
Dados apresentados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), apresenta queda no número de consultas de 10,8%, de acordo com o coordenador do serviço em Marília, Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, ao apresentar o levantamento realizado nos primeiros seis meses de 2011. “Os números de Marília apresentam as mesmas tendências das demais cidades do Brasil”, disse o dirigente em tom de surpresa. “O hábito do consumidor está mudando”, afirmou ao apontar os argumentos para números menores dos que foram apresentados no ano passado. “A cada dia o consumidor evita o crediário”, disse.

Segundo Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil o perfil do consumidor está mudando, demonstrando haver falta de planejamento financeiro nas compras por impulsos, ao comprar menos, porém, com pagamento a vista ou através do cartão de crédito. “Os custos dos financiamentos e das diversas prestações de serviços, criam uma inflação bem superior a que o Governo divulga”, disse ao apontar explicações sobre os números decrescentes. “As pessoas estão se endividando e não podendo comprar no crediário”, afirmou ao deixar claro que o número de consultas não equivale a volume de vendas.

De acordo com o levantamento do SCPC de Acim de janeiro a junho de 2010 foram realizadas 518.794 consultas entre o crediário e os cheques, diante das 468.201 consultas realizadas este ano, demonstrando a diminuição no número de consultas na ordem de 9,66% de queda. “Isto é uma tendência”, ressaltou Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil ao verificar que até mesmo meses considerados bons nos números de consultas como os meses de maio e junho, por causa das comemorações dos Dias das Mães e dos Namorados, os índices não foram bons. No mês de maio deste ano foram 14,40% a menos que no ano passado enquanto que em Junho foram 11,69% menor comparado com 2010. “Apesar de seguir uma tendência de queda, os índices causaram surpresas”, falou.

Mesmo demonstrando queda o mês de maio foi no primeiro semestre o que mais consultas foram registradas: 44.237, seguido do mês de março com 41.971 consultas realizadas no crediário. O mesmo aconteceu com as consultas sobre os cheques emitidos no comércio de Marília em que os meses de maio e março registraram respectivamente 40.142 e 39.244 consultas. “O que reforça a mudança de hábito para as compras a vista ou através dos cartões de crédito”, repetiu Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil que considera ser imprevisível o índice do segundo semestre, até pela mudança do sistema.

Desde o mês passada o SCPC da Acim está sendo modificado com um sistema mais completo em que o comerciante associado terá acesso a: ficha cadastral, registro de débito, informação sobre cheques, títulos protestados e consultas anteriores. “Isto influenciará nos próximos índices, pois o banco de dados será mais completo, que naturalmente atrairá mais consultas e consequentemente mais usuários”, acredita o coordenador do SCPC da Acim.