Título: Julho mantém média de consultas ao SCPC
 
Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil considera normal a queda no número de consultas ao SCPC da Acim
 
O mês de julho manteve a média no número de consultas ao Banco de Dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), segundo o coordenador do serviço na entidade, Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil. “A média semestral é de 9,6% enquanto que a de julho e 9,3%”, anunciou o dirigente ao observar o levantamento anual e mensal. “O consumidor continua se endividando e tendo dificuldades com o crediário”, disse ao verificar a relação entre inclusão e exclusão de CPFs ao Banco de Dados do SCPC da Acim, que apresenta elevação em ambos de: 3,11% e 6,92%, respectivamente.

De acordo com os dados apresentados os sete primeiros meses do ano apresentam queda de 10,6% no número de consultas ao SCPC. “Em nenhum mês do ano houve elevação”, percebeu Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil ao ter o mês de maio como sendo o de maior queda e o mês de março o de menor porcentual, com 14,40% em fevereiro e 7,28% em março. “Na média chegamos a pouco mais de 9%”, explicou ao considerar normal, em razão de ser a tendência nacional. “As vendas a vista e através dos cartões de crédito e benefícios estão crescendo rapidamente, diminuindo o interesse pelo crediário”, argumentou. “As próprias lojas preferem os cartões ao invés dos carnês”, comparou.

Segundo Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil os lojistas mudam de comportamento de acordo com a demanda. “Se os consumidores estão se organizando com as compras pelo cartão, as lojas estão se adaptando neste sentido”, disse. “O crediário passa a ser secundário a partir do momento que o consumidor fica sem crédito e não tem dinheiro no momento da compra”, falou ao verificar no levantamento que nos sete meses do ano a média de inclusão de CPFs ao Banco de Dados do SCPC é de 3,11%, enquanto que a exclusão de CPFs é de 6,92%. “No mês de julho foram 15,01% a menos em igual período de CPFs incluídos, e 3,15% a mais de excluídos, entre 2010 e 2011”, disse.

Para o coordenador do SCPC da Acim os próximos meses devem mostrar comportamentos diferentes. “Os meses de outubro, novembro e dezembro o comportamento será diferente”, acredita Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil. “Nesse período o pessoal tem menos dívidas e começa a se preparar para as compras de final do ano”, arriscou ao acreditar na mudança de comportamento constante por parte dos consumidores. “Hoje em dia está difícil ter uma certeza quanto ao comportamento dos clientes”, opinou. “Mudanças estão acontecendo na captação de dados, com um banco de dados mais amplo, com mais informações cadastrais e acessos mais fáceis”, anunciou ao acreditar que estas mudanças farão com que os comerciantes consultem mais o SCPC. “Consultar não é reflexo de venda e sim de movimento”, ensinou.