Título: Expectativa da Acim é de elevação de 8% nas vendas
 
Sérgio Lopes Sobrinho, animado com as expectativas de vendas para o Dia dos Pais
 
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Sérgio Lopes Sobrinho, está animado quanto a expectativa no volume de vendas no comércio de Marília, para a celebração do Dia dos Pais, deste ano. De acordo com o dirigente o desejo é de que haja um aumento na ordem de 8% no volume de vendas nesta terceira melhor data do comércio varejista. “A comparação é com o mesmo período do ano passado”, disse o dirigente ao confirmar as previsões do comércio em geral. “Acredito em 8% em média, pois, naturalmente existirão lojas com um volume maior e outras com volume menor”, comentou ao considerar isso normal. “Vai depender do perfil da loja”, falou.

Na opinião do dirigente mariliense as lojas da cidade estão preparadas para as vendas do Dia dos Pais, no entanto, a tendência é de que o gasto médio para este período deva ficar em R$ 90, acima da média do ano passado, que foi de R$ 80. “Depois do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Pais é o melhor período”, comentou. “Depois vem o Dia dos Namorados”, falou ao acreditar que as linhas de vestuário, eletroeletrônicos, perfumes, relógios e produtos de higiene pessoal devem ser as mais procuradas neste mês de agosto, relacionados diretamente aos homens.

O pensamento positivo do presidente da Acim se deve em razão de que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio avançou 2,8% em julho, após três meses de queda. A alta foi puxada pela melhor percepção dos empresários em relação às condições atuais da economia (5,3%) e do setor comercial varejista (5,7%). Essa expansão não foi suficiente para que o índice voltasse ao patamar de abril, confirmando trajetória de acomodação no ritmo de crescimento econômico. “Isso tudo repercute nas lojas no relacionamento entre comerciante e consumidor”, disse o presidente da Acim.

Na visão de Sérgio Lopes Sobrinho a estimativa ainda é favorável para o cenário econômico – apesar de ainda haver desaceleração na contratação de novos funcionários. De acordo com ele estudos mostram a possibilidade de serem criados 2 milhões de empregos no País até o fim deste ano. Os números apontam uma previsão de que as vendas do segmento varejista tenham expansão de 6,5% no ano, sustentadas pela alta dos rendimentos dos compradores, com ganhos superiores à taxa de inflação. O crescimento foi maior nas grandes e médias empresas (4%) e menor nas micro e pequenas (2,2%), segundo dados da Confederação Nacional do Comércio.