Título: Inscrição de chapa até o dia 26
 
José Augusto Gomes e Sérgio Lopes Sobrinho preparam assembleia para as eleições na Acim
 
A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) publicou recentemente edital, e disponibiliza no site da entidade (WWW.acim.org.br), documento que estipula para o dia 26 de setembro, segunda-feira, o dia para a inscrição de chapa para concorrer as eleições para a Diretoria Executiva, Conselho Consultivo e Conselho Fiscal, para a Gestão 2012-2014. O pleito está marcado para o dia seis de outubro, quinta-feira, quando os associados da entidade escolherão os novos dirigentes. “Todo associado que se enquadrar dentro dos estatutos da entidade pode se inscrever”, comentou o superintendente da associação comercial, José Augusto Gomes.

Para formar uma chapa que concorra as eleições na Acim são necessários nomes de nove empresários para comporem a Diretoria Executiva, seis nomes de comerciantes associados para formarem o Conselho Fiscal e outros 30 nomes para fazerem parte do Conselho Consultivo. “Pode parecer fácil, mas não é tanto assim encontrar nomes de empresários que se enquadrem nos estatutos com disposição para fazerem parte do grupo”, comentou Sérgio Lopes Sobrinho, atual presidente da diretoria executiva, que por cinco vezes formou os grupos que foram eleitos nas últimas eleições. “Ser diretor da Acim é uma responsabilidade muito grande, pois, trata-se de uma das instituições mais antigas em atividade na cidade”, recordou o dirigente. “Além disso, é preciso dedicar tempo, conhecimento e comprometimento”, reforçou.

Durante a segunda-feira, dia 26, a secretaria da Acim estará disponível para a inscrição de chapa das nove as 17 horas, conforme o Edital publicado pela atual diretoria da entidade. “Somente serão aceitas as chapas que estiverem dentro das regras”, reforçou José Augusto Gomes, ao falar o óbvio, porém, recorda de anos anteriores a impugnação de nomes sugeridos, por que não se enquadravam. “A regra é clara e os interessados devem se informar antes, evitando constrangimento em todos os sentidos”, disse ao colocar-se a disposição de qualquer associado para oferecer Estatuto e Regimento Interno da entidade, aos associados regularizados, que necessitam encaminhar oficio solicitando os documentos da entidade.

No dia da eleição, seis de outubro, a primeira chamada será as 8h30 com as presenças de no mínimo 30 associados devidamente regularizados, ficando para a segunda chamada as 9 horas com qualquer número, a assembleia geral ordinária para a eleição da nova diretoria. “Serão oito horas seguidas, após a abertura dos trabalhos, quando os associados devem votar”, explicou José Augusto Gomes, funcionário da Acim há mais de 35 anos. “É um dia intenso, de grande movimentação, mas nunca tivemos qualquer incidente”, recordou. “Todas as eleições foram claras, transparentes e participativas”, comentou o superintendente da Acim que assessora os envolvidos em todos os sentidos.

Outro ponto destacado pelo dirigente é quanto ao artigo 55 dos Estatutos da Acim que deixa claro quanto a participação do associado que vota. Segundo o documento não é permitido aos associados se fazerem representar por procurador, pois os direitos dos associados são intransferíveis. “É um voto por CNPJ da empresa associada”, destacou José Augusto Gomes colocando-se a disposição para esclarecer qualquer detalhe dos Estatutos e Regimento Interno da Acim.