Título: Presidente da Acim pede cautela, com desconfiança do consumidor
 
Sérgio Lopes Sobrinho, presidente da Acim, comenta pesquisa sobre confiança do consumidor
 
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Sérgio Lopes Sobrinho sugere cautela aos comerciantes da cidade, diante da recente pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas, em que mede a confiança do consumidor no varejo, com queda pelo segundo mês seguido. “Vivemos um período delicado, porém, passageiro”, definiu o dirigente mariliense ao tomar conhecimento da pesquisa e observar a desconfiança do consumidor, de acordo com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que mostrou recuo de 3,4% em setembro comparado com agosto, após cair 4,6% no mês passado. O ICC, calculado dentro de escala até 200 pontos (quando mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), desacelerou de 118,7 pontos em agosto para 114,7 pontos em setembro. Este foi o menor nível desde março de 2010, quando esteve em 111,6 pontos.

Na opinião do presidente da Acim esta desconfiança se deve aos rumores suspeitos da economia mundial, as notícias de elevação e queda do dólar e principalmente as informações desencontradas sobre a economia norte americana. A nova queda do ICC reflete diminuição da satisfação com o momento presente da economia, além de aumento do pessimismo em relação aos próximos meses. O Índice da Situação Atual (ISA), um dos dois componentes do ICC, caiu 4,1% em setembro, após cair 2 9% em agosto, e recuou de 140,4 pontos para 134,6 pontos, o menor desde julho de 2010 (134 pontos). O Índice de Expectativas (IE) caiu 2,9% em setembro, em comparação com a queda de 4,5% em agosto, e passou de 107,3 pontos para 104,2 pontos, o menor desde maio deste ano (103,8 pontos).

Para Sérgio Lopes Sobrinho na comparação com setembro do ano passado, o ICC caiu 6,7% este mês. Em agosto, o indicador caiu de forma menos intensa, com recuo de 2,6% em igual mês no ano passado. “Os números demonstram uma situação que serve de alerta para o empresariado, que deve ficar atento”, defendeu ao ser otimista quanto a uma reação generalizada. “Esse mês é sempre assim, pois, já estamos vivendo as emoções do Natal”, falou ao demonstrar tranqüilidade em razão as expectativas de vendas no final do ano.

O levantamento abrange amostra de mais de 2 mil domicílios, em sete capitais, com entrevistas realizadas entre os dias 1º e 22 de setembro. “Marília não é diferente, e diante deste quadro de atenção, sugiro aos comerciantes serem cautelosos, serem criativos e terem segurança ao investirem”, opinou demonstrando expectativas de números melhores nas próximas pesquisas. “Toda incerteza é momentânea”, resumiu. “O empresariado sempre se supera, mas deve ficar atendo aos números da economia em geral”, disse ao ser favorável as pesquisas.