Título: Lojas abertas terça-feira até as 22 horas
 
Sérgio Lopes Sobrinho, presidente da Acim, animado com o Dia das Crianças, o segundo Natal do ano
 
As lojas do comércio da cidade de Marília estarão abertas nesta terça-feira, dia 11, das nove as 22 horas, conforme o calendário de abertura especial definido em assembleia geral extraordinária realizada no ano passado, de acordo, com a Associação Comercial e Industrial de Marília, reforçando as oportunidades de compras visando o Dia das Crianças, celebrado anualmente dia 12 de outubro. “É um período importante, considerado por muitos, como um segundo Natal”, disse o presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho, lembrando que o Dia das crianças está entre as principais datas comemorativas do comércio em geral.

De acordo com o presidente da Acim, os lojistas estão otimistas e esperam crescimento nas vendas entre 8% e 13% para o Dia da Criança. O mercado está cauteloso com um possível desaquecimento com a alta do dólar. “Apesar da cautela do comerciante, há uma boa fluidez na relação de compra e venda”, disse o dirigente ao apontar os comerciantes de roupas e brinquedos que esperam uma alta de 9%, no mínimo, em igual período do ano passado. “Não passará de 13%”, arrisca o dirigente mariliense.

Sérgio Lopes Sobrinho é da opinião de que o varejo está 100% aquecido e o consumidor está muito motivado, o que projeta um grande movimento nas lojas da cidade nesta terça-feira, com o horário estendido até as 22 horas. O alto índice de confiança do consumidor e do nível de empregos são dois indicadores que respondem por 83% do varejo como um todo, segundo dados da EAESP/FGV. “Daí a expectativa de que teremos um excelente volume de vendas este ano”, falou o presidente da Acim.

Lojistas em geral esperam um crescimento de 13% nas vendas para o Dia das Crianças deste ano, em comparação com a mesma data comemorativa do ano passado, de forma mais otimista. Nesta ocasião deve movimentar ainda mais o setor, que teve crescimento de 11,69% no primeiro semestre do ano. Como o feriado cairá no meio da semana, a expectativa é de maior movimento nos centros de compras. “As famílias devem aproveitar o dia para passear nos shoppings, nas lojas da cidade, unindo lazer e entretenimento à celebração do Dia das Crianças”, opinou Sérgio Lopes Sobrinho.

Brinquedos, artigos de vestuário e eletrônicos devem liderar as vendas na data. A previsão média de gastos é de R$ 80, segundo pesquisa realizada pela FGV com 1.015 profissionais varejistas de todo o país. Destes, 53% acreditam que o faturamento será superior ao registrado em igual período de 2010.