Título: Sábado lojas abertas até as 17 horas
 
José Augusto Gomes, da Acim, alerta para a necessidade de divulgação com o sábado atípico
 
Pela terceira vez no mês de outubro, as lojas do comércio da cidade de Marília estarão abertas neste sábado, dia 15, das nove as 17 horas, conforme o calendário de abertura especial do comércio de Marília, definido em assembleia geral extraordinária, no ano passado, quando definiu-se todos os horários para 2011. “Isto se deve em razão de que o dia primeiro foi num sábado”, explicou o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes, ao fazer o destaque para que comerciantes informem os consumidores. “Por ser atípico, é preciso divulgar”, alertou.

Normalmente em todos os meses do ano as lojas do comércio de Marília abrem nos dois primeiros sábados do mês, que geralmente estão próximos do dia do pagamento. “A proposta é fazer com que os consumidores freqüentem as lojas da cidade em períodos em que estejam em condições de investirem no comércio”, disse o presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho, que investiu muito na divulgação dos horários alternativos nos dois primeiros sábados do mês, ao longo dos últimos anos. “Sempre defendi a abertura de todos os sábados, mas os comerciantes preferem somente os dois primeiros”, disse ao manter o pensamento, porém, atender o desejo dos associados.

Quando acontece de um mês ou outro terem três ou mais sábados, abertos em horário alternativo, é preciso, segundo o superintendente da Acim, fazer divulgação forte neste sentido para que o consumidor saiba que pode ir as lojas até as 17 horas. “O comerciante precisa informar, de alguma maneira, de que a loja funcionará naquele sábado até mais tarde”, reforçou José Augusto Gomes que acredita na iniciativa do consumidor que está atento a tudo que acontece no comércio. “O consumidor fica atento, porém, se o comerciante não reforçar a divulgação do horário alternativo, fica difícil haver consumidor nas lojas, pois, normalmente ele já tem compromisso com a família no sábado a tarde”, comentou o dirigente.

Independente de haver a decisão através de assembleia geral extraordinária na sede da Acim, no ano passado, a abertura das lojas é facultativa e os comerciantes necessitam de providenciar a documentação e o acerto com os comerciários, de acordo com a lei. “É preciso abrir a loja com responsabilidade”, destacou Sérgio Lopes Sobrinho. “Abrir é importante e necessário, porém, é preciso fazer isso dentro da legalidade”, comentou ao apontar o site da Acim (WWW.acim.org.br), onde estão os documentos necessários para os acertos legais.