Título: OUTUBRO ROSA - Lançada a campanha 2011 em Marília
 
Evento aconteceu na Santa casa de Marília e contou com as presenças de parceiros e autoridades
 
Foi lançada de forma oficial nas dependências da Santa Casa de Marília a campanha de 2011 - “Outubro Rosa”, voltada para o trabalho de conscientização da necessidade de exames preventivos contra o câncer de mama. Este trabalho está sendo desenvolvido pelo Instituto Avon, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e diversos outros parceiros que estão fortalecendo o movimento iniciado na cidade em 2001. “Desde o começo da campanha nosso trabalho sempre foi intenso, pois, a Santa Casa é a base para o tratamento oncológico”, disse o médico Carlos Giandon, coordenador do programa de prevenção e detecção precoce do câncer de mama, ao abrir os trabalhos na manhã de sexta-feira, com o início das atividades oficiais da campanha “Outubro Rosa 2011”.

O dirigente recordou do investimento de quase R$ 200 mil do Instituto Avon na campanha em 2006, e que de lá para cá foram muitas as conquistas. “O programa só se desenvolve com o envolvimento da comunidade”, disse o médico ao lembrar das 3.500 mulheres atendidas, dos 1.600 ultrasom realizados, dos 250 exames feitos e dos 50 casos diagnosticados a tempo de cura do câncer de mama. “São números razoáveis para a nossa região”, falou ao comparar com números relacionados ao País, que tem 50 mil novos casos por ano, bem como acontecem 10 mil mortes de mulheres brasileiras com câncer anualmente. “Estamos diagnosticando tardiamente”, alertou. “Voltamos a ter problemas em nossa região na demora dos agendamentos”, destacou apesar dos cinco mamógrafos existentes na cidade. “Essa quantidade ainda é insuficiente”, lamentou.

Segundo Lia Raquel Gaspari Noda, da oncologia clínica da Santa Casa de Marília, existem 90% de chances de curar uma mulher com câncer de mama, quando diagnosticado com antecedência. “Mas existem 90% de morte nos casos mais evoluídos”, disse ao lembrar que a doença mexe com a estrutura de uma pessoa com câncer. “Envolve família, auto-estima e trabalho”, comentou ao sugerir um cuidado específico neste sentido, também. “Não podemos deixar de fazer o diagnóstico antecipado”, reforçou a médica ao elogiar o programa desenvolvido pelo Instituto Avon e Santa Casa de Marília.

Para a superintendente da Santa Casa de Marília, Katia Ferraz Santana, a Presidente da República, Dilma Rousseff, deixou claro que o câncer de mama está entre as prioridades do Governo Federal, o que deve colaborar com campanhas mais intensas. “Estamos no caminho certo”, disse a dirigente mariliense que conduziu os trabalhos no lançamento da campanha. “No ano que vem poderemos melhorar a campanha como estamos fazendo a cada ano”, sugeriu ao ouvir da representante do Instituto Avon, Márcia Pinheiro, a possibilidade de em 2012 a “carreta da Avon” estar em Marília. “Esta possibilidade existe”, disse a convidada ao explicar do que se trata a “carreta”. “É toda uma estrutura que a região de Marília pode contar”, falou ao dizer que atualmente esta carreta está em Penápolis e que ficará no interior paulista durante dois anos. “Marília deve recebê-la”, disse.