Título: Acim quer formar grupo de empresas para certificação
 
Novos grupos de empresas interessadas na normatização ISO9001:2008 devem ser criados na Acim
 
A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), já está com inscrições abertas para empresários que desejem adotar a normatização ISO9001:2008 na empresa. Novo grupo empresarial será formado, após a conclusão da quarta turma criada na cidade, em que os empresários de forma coletiva conseguem equilibrar custos e otimiza a capacitação. “Trata-se de uma excelente oportunidade para as empresas que buscam aumentar a satisfação do cliente e o desempenho da empresa”, disse o consultor Marcelo Martins, da Destra Consultoria, que faz o trabalho em conjunto na Acim.

Para o presidente da associação comercial, Sérgio Lopes Sobrinho, quanto mais empresas adotarem a normatização ISO9001:2008, maior será a competitividade em mercados ainda não explorados. “Uma empresa com a normatização ganha um status diferenciado, que agrega no valor do produto ou na prestação de serviço”, disse o dirigente ao considerar a decisão empresarial como sendo uma visão empreendedora. “O lucro é uma obrigação em cada empresa, porém, a sustentabilidade é algo que poucas empresas adotam”, comparou o dirigente que acredita nas presenças de mais empresas interessadas. “Não é algo fácil, mas é algo necessário”, disse. “Somente empresas de vanguarda é que conseguem enxergar a necessidade da normatização”, falou.

Na opinião do superintendente da Acim, José Augusto Gomes, o propósito da entidade é fazer com que as empresas associadas se agrupem e dividam custos e otimizem tempo, tornando a normatização viável em todos os sentidos. “De forma independente pode ser inviável financeiramente, mas em grupo é tudo mais fácil”, comentou o dirigente ao se surpreender com as 25 mil empresas normatizadas no Brasil num universo superior a 2,1 milhões somente no Estado de São Paulo de empresas existentes. “No mundo somente um milhão de empresas estão normatizadas”, apontou ao verificar a grande oportunidade de haver empresas diferenciadas, portanto, mais confiáveis e sólidas.

Empresários interessados em fazerem parte do grupo a ser criado pela Acim devem entrar em contato com a entidade e fazer a inscrição. As vagas são limitadas e existe a necessidade de haver segmentos correlatos para que haja um melhor aproveitamento. “Mas isto não é um impedimento”, disse José Augusto Gomes. “Qualquer empresa pode participar do grupo, desde que tenha interesse”, explicou o dirigente ao citar empresa no ramo imobiliária, transporte, fiação, propaganda dentre outras que conquistaram a normatização através do programa desenvolvido pela Acim, recentemente. “A própria associação comercial é normatizada pelo programa criado na cidade”, avisou ao mostrar a versatilidade do programa. “A oportunidade existe”, frisou Sérgio Lopes Sobrinho.