Título: Comerciantes decidem calendário de 2012 na Acim
 
José Augusto Gomes, superintendente da Acim, apresenta o calendário de 2012 para discussão entre comerciantes
 
Os comerciantes que fazem parte da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), se reúnem nesta sexta-feira, dia 02, a partir das 8h30min, na sede da entidade, em assembleia geral extraordinária, quando decidirão sobre o calendário de abertura especial das lojas do comércio de Marília para a temporada de 2012. Esta prática acontece há 13 anos e vem sendo considerada como proveitosa em razão de antecipar dia, horário e período em que as lojas estarão abertas em caráter especial. “É bom para todos: comerciantes, comerciários e consumidores”, disse Sérgio Lopes Sobrinho, presidente da Acim, o pioneiro neste tipo de comportamento. “Hoje tornou-se tradicional”, falou.

Através desta assembleia cada mês do ano é analisada pelos comerciantes como forma de melhor aproveitar datas comemorativas, feriados e promoções especiais. O ano de 2012 conta com os seguintes feriados em dias úteis: Carnaval (21 de fevereiro); Sexta-Feira da Paixão (06 de abril); Dia do trabalhador (1º de Maio); Corpus Cristi (07 de Junho); Independência do Brasil (07 de setembro); Dia da Criança (12 de outubro); Finados (02 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro). “Até que em 2012 existem poucos feriados em dias úteis”, constatou o superintendente da Acim, José Augusto Gomes. “Isto é bom para o comércio que produz mais”, acredita.

As datas com apelo de vendas como: Natal (dezembro), Dia das Mães (maio), Dia dos Pais (agosto), Dia dos Namorados (junho) e ainda o 9 de julho e 8 de dezembro, serão discutidos com os comerciantes separadamente, pois, normalmente estas datas necessitam de combinações coletivas. “O 9 de julho do ano que vem será numa segunda-feira”, alertou José Augusto Gomes. “Já 8 de dezembro será num sábado”, falou ao deixar para os lojistas as propostas sobre a abertura do comércio nesses dias em que somente na cidade de Marília são feriados. “Além disso, existem as campanhas tradicionais do comércio como: Liguida Marília, Tempestade de Ofertas, Aniversário do Município, e datas como: dia da mulher, do amigo, da vovó, entre outras que normalmente utilizamos como atrativos”, falou.

A assembleia extraordinária é soberana, ou seja, uma vez decidido é confeccionado um calendário com os 12 meses do ano, já com os horários de abertura do comércio, que sempre abre nos dois primeiros sábados de cada mês, ficando para ser discutida a abertura de outros sábados na reunião. “Existem, também, os dias em que as lojas abrem até as 22 horas”, destacou o superintendente que apresentará todos esses detalhes na reunião e promoverá a votação das propostas. “O momento para discutir as datas é agora, depois é muito complicado mudar”, alertou o dirigente da Acim.