Título: Dirigente da Acim alerta para golpes freqüentes
 
José Augusto Gomes sugere atenção dobrada neste período do ano quanto aos pagamentos corretos e duvidosos
 
O superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes, está alertando os comerciantes em geral, para que tomem muito cuidado neste período do ano, em que é freqüente a ação de quadrilhas que tentam promover golpes junto aos comerciantes, aproveitando o período de férias dos lojistas, e diante do volume de pessoas nas lojas em janeiro, e a quantidade de cobranças oriundas de impostos, taxas, e pagamentos que são encaminhados aos empresários no começo do ano. Os bandidos se aproveitam da confusão para emitir cobranças indevidas, encaminhadas pelos Correios de forma semelhante a cobranças normais efetuados por órgão legalizados.

De acordo com o dirigente é comum neste período do ano surgirem cobranças bancárias com nome de entidades inexistentes, ou cobrança de produtos semelhantes, ou ainda de taxas e impostos fictícios. “Os golpistas são criativos, elaboram situações envolventes e que facilmente são confundidas”, alertou José Augusto Gomes que em todos os anos recebe centenas de reclamações neste sentido. “O comerciante vive, sempre no começo do mês, um estresse de pagamento”, admitiu. “Muitas vezes na ânsia de colocar a casa em ordem, paga tudo e depois procura saber do que se trata”, falou. “Esse é um comportamento errado”, avisou. “Todo pagamento só pode ser efetuado, com o comprovante do pedido e devidamente esclarecido do que se trata”, ensinou.

Segundo o superintendente da Acim na dúvida sobre o pagamento da cobrança bancária, o comerciante não deve pagar. “É melhor procurar um documento comprobatório sobre a cobrança do que pagar e depois querer a restituição”, falou. “Uma vez pago o que não sabe, a chance de reaver o pagamento é mínima”, explicou. “Se for golpe então, desconheço quem conseguiu o ressarcimento”, admitiu José Augusto Gomes que regularmente faz este tipo de alerta. “Cada vez surge um golpe diferente, com nome novo, mas de prática igual: cobrança indevida”, falou.

Os advogados do Departamento Jurídico da Acim estão a disposição dos comerciantes associados para orientá-los no que for preciso para a preservação ou até mesmo reclamação e denúncia de golpe aplicado. “A nossa Federação e a Confederação das associações comerciais estão agindo neste sentido e já conseguiram prender algumas quadrilhas”, lembrou. “No entanto a bandidagem muda de lugar e voltam a aplicar o mesmo golpe de cara nova”, frisou José Augusto Gomes que sugere aos comerciantes que forem vítimas deste tipo de golpe que procurem a Acim.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: 0 (14) 3454.5072 (Livre) e 8137.7189 (Vivo)
– Black Berry PIN 20EA400D
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020