Título: Acim promove atividades para conciliadores e mediadores
 
Ultimo treinamento realizado foi sobre comunicação não verbal, no auditório da Acim
 

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), iniciou uma série de atividades voltadas para os conciliadores e mediadores que fazem parte da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem existente na cidade como forma de proporcionar aos comerciantes em geral agilidade nos procedimentos jurídicos. A intenção é treinar aproximadamente os 30 mediadores e conciliadores que estão à disposição da unidade de atendimento de Marília, segundo o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, que considera interessante este tipo de atividade entre os envolvidos. “São treinamentos que vão apurar o comportamento dos mediadores e conciliadores, no momento de uma audiência”, disse o dirigente.
Para Marcelo de Souza Carneiro, gestor de procedimentos da unidade de Marília, localizada na sede da Acim, o objetivo do programa é motivar e proporcionar a experiência que os especialistas precisam no momento de uma audiência. “São simulações de situações que normalmente acontecem durante uma audiência em que o mediador e conciliador tem pouco tempo para tomar uma decisão”, disse o responsável pela Câmara de Conciliação da Acim. Segundo ele, além do trabalho na área de crédito, a câmara tem recebido demanda em outros setores, como imobiliário e educacional, fato que reforça a importância da capacitação. “Nossa demanda tem crescido em quantidade e qualidade, a diversidade de procedimentos têm aumentado e os especialistas precisam ter conhecimento da prática para atender a essa realidade”, complementa o gestor da câmara.
Entre os temas que serão abordados nas capacitações estão: direitos e garantias fundamentais do cidadão focados em arbitragem; direito do consumidor e superendividamento, entre outros temas. O último treinamento realizado na cidade foi sobre comunicação não verbal, quando os integrantes do órgão debateram as diversas formas de comunicação, mas principalmente a não verbal. “Numa audiência o mediador e conciliador deve fazer uma leitura das pessoas, de forma rápida, baseada nas informações que elas transmitem sem falar”, comentou Marcelo de Souza Carneiro ao convidar o jornalista Márcio Medeiros neste último treinamento.
De acordo com o presidente da Acim, Daniel Alonso, os cursos são ministrados por profissionais da própria associação comercial ou de entidades parceiras da entidade. “As aulas ocorrem em um dos novos auditórios da Acim, inaugurados no final do ano passado”, lembrou o dirigente que também é favorável ao trabalho de melhoria na capacitação dos mediadores e conciliadores. “Vamos desenvolver este programa neste primeiro semestre de 2012”, planeja Daniel Alonso ao enfatizar que os treinamentos têm custo zero para os participantes e devem promover a interação entre conciliadores e mediadores e os profissionais da associação. “É um diferencial que oferecemos para melhor capacitar os nossos representantes”, comentou o dirigente.
A Câmara de Marília funciona desde 2009, e no final de 2011, foi homenageada com o prêmio Conde dos Arcos – Acesso à Justiça, como terceiro lugar na categoria “Excelência em Gestão”. O prêmio foi promovido pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), projeto da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Ao todo, existem 55 câmaras de mediação e arbitragem no país, 20 delas no estado de São Paulo.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: 0 (14) 3454.5072 (Livre) e 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020