Título: Santa Casa encerra atividade com conscientização e ação
 
Palestra com Rafael José da Silva, encerrou atividades da Semana da Qualidade na Santa Casa
 
Encerrada a Semana da Qualidade, desenvolvida pela primeira vez na Santa Casa de Marília, com saldo positivo segundo Márcio Mielo, coordenador de gestão e desenvolvimento da Santa Casa de Marília, quem coordenou as atividades realizadas que envolveram todos os 850 funcionários nos três períodos de trabalho. “A proposta é fazer com que todos se conscientizassem sobre a preocupação com a qualidade de um modo geral”, acrescentou a superintendente da Santa Casa de Marília, Kátia Ferraz Santana, que pretende realizar a próxima edição no ano que vem. “Diante da excelente receptividade que aconteceu, pretendemos desenvolver a Semana da Qualidade anualmente”, anunciou a dirigente.

O último dia de atividade mobilizou o pessoal para a palestra sobre: “Implementação de Indicadores de Desempenho para a Gestão pela Qualidade”, com Rafael José da Silva, Gerente de Qualidade do Hemocentro da Faculdade de Medicina de Marília. “Ele fechou as atividades de forma positiva, pois, acrescentou o que estava faltando ser exposto, principalmente quanto aos métodos de indicadores e monitoramento”, elogiou Márcio Mielo que afirmou por diversas vezes que a partir do início do processo de implementação do sistema de gestão da qualidade na Santa Casa, as ações serão constantes, freqüentes e cada vez mais específicas. “É um caminho que não tem volta”, afirmou ao lembrar do início dos trabalho de forma despretensiosa e que atualmente passou a ser uma ação fundamental para a certificação da qualidade na área da saúde. “Estamos caminhando para uma certificação”, falou Márcio Mielo.

Mais da metade dos funcionários participaram dos dois dias de pedágios, quando aproximadamente mil dicas foram distribuídas, em que normalmente os funcionários das áreas de: Apoio, Administrativo e Técnico debatiam sobre a dica sorteada. “O pessoal se divertiu, lendo a dica e lembrando do fato que poderia existir ou não”, explicou Márcio Mielo. “Isto fez com que eles percebessem que coisas simples fazem parte do processo de qualidade”, acrescentou o coordenador que avaliou como proveitosa e válida a semana toda sobre assuntos relacionados a gestão da qualidade.

As oficinas de trabalho também nas áreas de Apoio, Administrativo e Técnico, levantaram questões que serão avaliadas com o tempo, entre o que é feito e o que deve ser feito dentro do hospital mariliense, com uma média de 30 pessoas em cada grupo de setores importantes da instituição. “Eram atividades voltadas mais para os gerentes de cada departamento”, frisou Márcio Mielo que trabalha com aproximadamente 50 pessoas diretamente neste sentido.

No concurso de logomarca, a comissão julgadora premiou a funcionária Orleide Modesto de Souza que venceu o concurso, quando mais 20 modelos foram apresentados e expostos dentro do hospital. Ela recebeu um prêmio em dinheiro como forma de estímulo pela participação e escolha.

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