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Dezenas de comerciantes da cidade de Pompeia estiveram reunidos na sede da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia (ACEP), para palestra sobre: Atendimento ao cliente, realizado em parceria com o Escritório Regional do Sebrae, quando a consultora Tatiana Campos, teve a oportunidade de expor o tema com propriedade. “Foi um encontro muito proveitoso em que os associados participaram de forma direta e saíram bem informados”, avaliou o presidente da entidade, Alair Mendes Fragoso, que é defensor de eventos semelhantes. “A informação continua sendo o maior patrimônio dos empresários”, falou. O encontro teve como objetivo sensibilizar o empreendedor para a importância do cliente como indicador da qualidade no atendimento e para a sobrevivência da empresa. A expositora apresentou caminhos para um atendimento de qualidade, a partir da orientação aos colaboradores. “O primeiro contato com o cliente normalmente é feito por um colaborador”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativo da ACEP. “Assim sendo, são eles é que necessitam de conhecimento e técnica de abordagem”, completou a dirigente que considerou válida a presença de um bom número de comerciantes no encontro gratuito realizado. Para o presidente da associação comercial o comerciante precisa contar com uma equipe de vendas harmoniosa, competente e envolvida com a empresa. “O produto pode ser bom, o preço pode ser o melhor, mas se o atendimento não for bom, a loja pode perder em não efetuar a venda”, disse o presidente Alair Mendes Fragoso. “Quando o vendedor não aborda bem o consumidor, além de não vender, espanta”, completou ao considerar importante um trabalho na preparação da equipe de vendas numa loja de qualquer porte. “Este tipo de atenção é desde uma pequena loja até nos grandes magazines”, comparou. Na opinião de Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas a troca de funcionários é um dos principais problemas na formação de uma equipe de vendas permanente ou duradoura. “Daí a necessidade de constantemente realizar treinamento neste sentido, pois, a troca de funcionários é grande e nem sempre todos estão alinhados com o mesmo plano de ação”, disse a gerente administrativa da ACEP ao sugerir que o comerciante interessado em participar de eventos semelhantes, que procure a secretaria da associação comercial, através do número telefônico: (14) 3452-1288. “Temos uma programação ampla neste sentido e que os associados ou não podem e devem participar”, concluiu Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas. # Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME Fones: 0 (14) 3454.5072 (Livre) e 8137.7189 (Vivo) E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020 |
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