Título: Atendimento ao cliente reúne empresários na ACEP
 
Palestra realizada na ACEP reuniu empresários interessados em cuidar do cliente
 
Dezenas de comerciantes da cidade de Pompeia estiveram reunidos na sede da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia (ACEP), para palestra sobre: Atendimento ao cliente, realizado em parceria com o Escritório Regional do Sebrae, quando a consultora Tatiana Campos, teve a oportunidade de expor o tema com propriedade. “Foi um encontro muito proveitoso em que os associados participaram de forma direta e saíram bem informados”, avaliou o presidente da entidade, Alair Mendes Fragoso, que é defensor de eventos semelhantes. “A informação continua sendo o maior patrimônio dos empresários”, falou. O encontro teve como objetivo sensibilizar o empreendedor para a importância do cliente como indicador da qualidade no atendimento e para a sobrevivência da empresa.

A expositora apresentou caminhos para um atendimento de qualidade, a partir da orientação aos colaboradores. “O primeiro contato com o cliente normalmente é feito por um colaborador”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativo da ACEP. “Assim sendo, são eles é que necessitam de conhecimento e técnica de abordagem”, completou a dirigente que considerou válida a presença de um bom número de comerciantes no encontro gratuito realizado.

Para o presidente da associação comercial o comerciante precisa contar com uma equipe de vendas harmoniosa, competente e envolvida com a empresa. “O produto pode ser bom, o preço pode ser o melhor, mas se o atendimento não for bom, a loja pode perder em não efetuar a venda”, disse o presidente Alair Mendes Fragoso. “Quando o vendedor não aborda bem o consumidor, além de não vender, espanta”, completou ao considerar importante um trabalho na preparação da equipe de vendas numa loja de qualquer porte. “Este tipo de atenção é desde uma pequena loja até nos grandes magazines”, comparou.

Na opinião de Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas a troca de funcionários é um dos principais problemas na formação de uma equipe de vendas permanente ou duradoura. “Daí a necessidade de constantemente realizar treinamento neste sentido, pois, a troca de funcionários é grande e nem sempre todos estão alinhados com o mesmo plano de ação”, disse a gerente administrativa da ACEP ao sugerir que o comerciante interessado em participar de eventos semelhantes, que procure a secretaria da associação comercial, através do número telefônico: (14) 3452-1288. “Temos uma programação ampla neste sentido e que os associados ou não podem e devem participar”, concluiu Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas.

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