Título: SCPC da Acim aponta elevação nas consultas jurídicas
 
Carlos Francisco Bitencourt, coordenador do SCPC da Acim, analisa dados do trimestre
 
Levantamento dos dados das consultas ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), aponta elevação no número de consultas de empresas (jurídicas), na ordem de 9,91 nos primeiros três meses do ano, sendo o mês de março como o de maior concentração com elevação de 21,19% comparativo ao movimento do ano passado. “Isto era esperado em razão das passagens do Ano Novo e do Carnaval”, comentou Carlos Francisco Bitencourt, coordenador do CPC da Acim. “Na realidade a vida empresarial começou em março”, disse o dirigente que reforça o pensamento de que a movimentação comercial é maior depois dos meses de janeiro e fevereiro. “A tendência é de crescimento neste sentido”, destacou ao apontar, novamente, queda nas consultas físicas que este mês foi de 9,5% e 9,6% no trimestre.

A diferença nos dados é simples segundo o coordenador. As informações sobre o crediário entre “pessoas físicas” recebem influência nas vendas através dos cartões de crédito, débito e benefícios, enquanto que nos dados entre “pessoas jurídicas”, este tipo de influência é muito baixa, quase inexistente. “Quando o lojista busca informações do crediário do cliente comum, a procura tem diminuído em razão da mudança de comportamento do comércio em geral”, explicou Carlos Francisco Bitencourt. “Quando se trata de informações empresariais, é diferente porque os dados são mais específicos, amplos e detalhados”, disse o dirigente que considera normal as comparações entre a queda de um e elevação de outro. “Os dados sobre cheques, também sofrem com a mudança de comportamento através dos cartões de crédito, débito, a vista e de benefícios”, falou o dirigente da Acim.

Nos dados em “pessoas físicas” o mês de março de 2011 chegou a 41.931 consultas, enquanto que este ano chegou a 37.933, com queda de 9,5%. As consultas sobre as emissões de cheques em 2011 o mês de março atingiu 39.297 consultas, diante das 36.781 neste ano, com queda de 6,4% no mês de março. Nos dados em “pessoas jurídicas”, este mês chegou a 3.740 consultas, diante das 3.086 consultas no ano passado. Neste caso houve uma elevação de 21,19% ao mês, com 9,9% no trimestre.

O monitoramento mensal se deve sobre a análise do comportamento do lojista quanto a proteção nas vendas a prazo. “Quando há consulta, é porque existe uma negociação a prazo, o que não quer dizer em venda efetivada”, explicou Carlos Francisco Bitencourt. “Os dados do SCPC não refletem vendas”, disse. “Demonstram negociação”, apontou ao considerar importante o acompanhamento para que a prestação de serviço aos associados seja cada vez melhor e de maior amplitude. “O SCPC cuida da proteção às vendas, fazendo com que o comerciante tenha segurança na hora de vender”, explicou. “Sabendo da condição do cliente, o comerciante define se efetivará ou não a venda, o que não chega ao nosso conhecimento a decisão”, comentou Carlos Francisco Bitencourt.

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