Título: Acim realiza 555 audiências em Câmara de Arbitragem
 
Marcelo de Souza Carneiro é o responsável pela Câmara de Conciliação e Arbitragem da Acim
 
A Câmara de Conciliação e Arbitragem da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), já desenvolveu em 18 meses de atividades na cidade, em novo local, 555 casos realizados com comerciantes associados ou não da entidade, o que é considerado elevado para os padrões normais na região, com uma média de 30 casos mensais. “Ainda estamos num processo de aculturamento”, disse o presidente da Acim, Daniel Alonso, que considera a prestação de serviço como importante para os desembaraços judiciais no setor empresarial. “A Câmara de Arbitragem é uma solução rápida, eficiente e eficaz quanto a questões na Justiça”, disse o dirigente que espera elevar os números nos próximos meses.

De acordo com dados do próprio setor, dos 555 casos realizados, 96,5% dos processos foram promovidos acordos diante da arbitragem realizada. Isto quer dizer, segundo Daniel Alonso, de que o serviço consegue resultados práticos e em pouco tempo. “Os acordos realizados estão dentro do esperado de ambos os lados, e com a Câmara de Arbitragem, houve rapidez na solução”, comentou ao acreditar que com o tempo este serviço será intensificado. “Ainda falta um melhor uso por parte de advogados, principalmente do lado patronal”, opinou ao prever para breve um encontro com a Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Marília, para uma conversa neste sentido.

O setor que mais utiliza a Câmara de Conciliação e Arbitragem está sendo o imobiliário, que em razões de pendências entre locador e locatário, os acordo estão sendo mais práticos. “Na verdade é uma conversa mais franca, com a participação de intermediários que não fazem parte do processo e conseguem enxergar acordo com maior brevidade”, comentou Marcelo de Souza Carneiro, responsável pela Câmara de Conciliação e Arbitragem na Acim. “Um setor intenso, com problemas de acordo dos mais diversos em que o sucesso nos casos tem sido elevado”, comentou o dirigente que vem mantendo um contato direto com o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), na região de Marília.

Segundo Marcelo de Souza Carneiro a mediação é uma negociação assistida com o objetivo de proporcionar às partes envolvidas, a possibilidade de se alcançar um acordo. “É uma solução extrajudicial em que um ou mais mediadores procuram aproximar as partes utilizando técnicas de resolução de conflitos”, disse. “Com a Câmara de Arbitragem as pessoas negociam diretamente a solução de suas divergências, fornecendo as partes ambiente para que em conjunto encontrem a melhor solução para o problema, fortalecendo as relações contratuais continuadas”, frisou.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Livre) - 8137.7189 (Vivo)
Nextel – (14) 7811.5496 – ID - 55*89*128343
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020