Título: Acim comemora elevação nas vendas no varejo
 
Libânio Victor Nunes de Oliveira, vice-presidente da Acim, avalia pesquisa do IBGE favorável ao varejo
 
O vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Libânio Victor Nunes de Oliveira, considerou como muito boa a elevação nas vendas no varejo na ordem de 12,5%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou as vendas do comércio varejista restrito subiram 0,2% em março na comparação com fevereiro, na série com ajuste sazonal. Na comparação com março do ano passado, os negócios cresceram 12,5% em igual mês deste ano. Até março, as vendas do varejo restrito acumularam altas de 10,3% no ano e de 7,5% no período de 12 meses. “Isto quer dizer que as expectativas são positivas”, disse o dirigente ao analisar a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as transações apresentaram avanço de 0,6% no mês de março diante de fevereiro, na série com ajuste sazonal. Na comparação com março do ano passado, esse mesmo recorte de negócios registrou alta de 10,2%. Até março, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam crescimento de 7,3% no ano e de 6,7% nos últimos 12 meses. A receita nominal do comércio varejista aumentou 0,3% na passagem de fevereiro para março deste ano. Na comparação com março de 2011, a expansão foi de 15,4%. No ano, a receita acumula uma elevação de 13,9% e, em 12 meses, de 12,1%. A receita do varejo ampliado subiu 0,6% em março comparado com fevereiro. Na comparação com março de 2011, houve avanço de 12%. No ano, o aumento é de 9,4% e, em 12 meses, de 9,2%.

De acordo com Libânio Victor Nunes de Oliveira o IBGE revisou a taxa do volume de vendas do comércio varejista em fevereiro comparado com janeiro, de baixa de 0,5% para 0%. A taxa de janeiro diante de dezembro de 2011 também foi revisada, de 3,3% para 3,2%. Já o volume de vendas do varejo ampliado em fevereiro comparado com janeiro foi revisado de queda de 1,1% para recuo de 0,8%. “A pressão do governo pela redução dos juros ao consumidor deve ajudar as vendas do comércio varejista nas próximas leituras da PMC”, acredita Libânio Victor Nunes de Oliveira. “Os bancos vêm baixando os juros de crédito direto ao consumidor, cheque especial, cartão de crédito. E isso realmente é um estímulo para o consumo”, apontou. “É preciso aguardar para ver qual será o impacto dessas medidas no comércio varejista”, sugeriu.

Pelo menos três atividades, entre as dez que integram o varejo ampliado na pesquisa, podem ser beneficiadas pela redução nos juros bancários: eletroeletrônicos, automóveis e a parte de informática também. “É possível que o corte nos juros ajude a diminuir a inadimplência nos financiamentos de veículos, fazendo com que as financeiras voltem a facilitar o crédito para o consumidor”, prevê o vice-presidente da Acim.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Livre) - 8137.7189 (Vivo)
Nextel – (14) 7811.5496 – ID - 55*89*128343
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020