Título: Consultas ao SCPC crescem no 3º bimestre
 
Consultas ao SCPC da Acim crescem de um lado e caem do outro: mudança de habito do consumidor
 
O terceiro bimestre de 2012 começou em alta o número de consultas ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim). De acordo com os dados divulgados, foram 40.857 consultas realizadas no mês de maio, que abre o terceiro bimestre do ano, com uma elevação comparativa ao mês anterior que somou 34.890 consultas, tendo 16,32% de crescimento. “Isto não demonstra volume de vendas”, avisou Carlos Francisco Bitencourt, coordenador do SCPC da Acim. “Isto demonstra, apenas, que tivemos mais consultas no momento da venda, e não a certeza de que a venda foi concretizada”, explicou ao destacar a elevação dos números. “Foi o mês de maior procura aos dados do SCPC este ano”, destacou.

Nos cinco primeiros meses do ano foram realizadas 183.599 consultas de CPFs ao Banco de Dados do SCPC da Acim, contra as 201.625 consultas realizadas no mesmo período no ano passado. O comparativo ainda aponta queda de 8,94%, nos cinco primeiros meses do ano, o que é considerado normal pelo coordenador, em razão de demonstrar mudança de hábito do consumidor. “É sempre necessário lembrar que as vendas a vista e através dos cartões de crédito e benefícios, não passam por consultas ao SCPC”, explicou ao considerar normal a queda nas consultas mensalmente. “O sistema do SCPC está cada vez melhor, mais abrangente e de fácil acesso”, defendeu. “O consumidor que está deixando de comprar pelo crediário”, apontou.

Outra informação interessante na estatística mensal do SCPC da Acim é quanto as consultas sobre os pagamentos com cheques. A queda no mesmo mês do ano passado foi de 4,32%, com o mesmo motivo de mudança de comportamento do consumidor. Somente nos cinco primeiro meses do ano aconteceram 175.021 consultas sobre os cheques ao SCPC da Acim, diante dos 189.048 realizados em 2011, perfazendo uma queda no início do terceiro bimestre de 7,41%, acompanhando a média normal. “Isto também demonstra que o cheque está perdendo a força quanto a sua utilização no comércio”, justificou Carlos Francisco Bitencourt.

Por outro lado as informações jurídicas, ou seja, sobre os CNPJs e não os CPFs, vem aumento a cada mês. Somente em maio houve uma elevação de 26,39% nas consultas ao banco de dados do SCPC, o que demonstra que empresas estão negociando mais. Foram 3.907 consultas aos SCPC da Acim em maio de 2012 diante dos 3.091 consultas realizadas em maio de 2011. São 16.293 neste ano, diante dos 14.463 consultas realizadas no mesmo período no ano passado. “O mesmo cuidado que deva ter com os CPF é preciso ter com os CNPJ: conferir as informações cadastrais”, avisou o coordenador do SCPC da Acim ao alertar para a especificidade do serviço que consegue englobar um grupo de informações cadastrais das empresas para que o associado tome a decisão segura no crediário. “A informação é a principal arma”, disse Carlos Francisco Bitencourt.

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