Título: Número de consultas ao SCPC mantém queda
 
Libânio Victor Nunes de Oliveira, vice-presidente da Acim, avalia movimento do SCPC no Dia dos Namorados
 
Com o encerramento das atividades relacionadas ao Dia dos Namorados, celebrado na semana passada, quando as lojas da cidade de Marília ficaram abertas na segunda-feira, dia 11, até as 22 horas, e no horário normal no dia 12, terça-feira, o movimento ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Acim, não foi considerado positivo em razão de apontar uma queda de 15,7% nas consultas em igual período do ano passado. “Isto não quer dizer que no volume de vendas”, destacou Libânio Victor Nunes de Oliveira, vice-presidente da Acim. “Isto que dizer que menos pessoas estão comprando pelo crediário”, comparou ao reforçar a mudança de comportamento por parte do consumidor que tem preferência pelas compras a vista ou através dos cartões de crédito ou benefícios.

No ano passado foram realizadas 17.429 consultas ao SCPC da Acim, enquanto que neste ano foram apenas 14.692 consultas, com a queda em 15,7%. As consultas sobre cheques emitidos também tiveram queda: 14,1%, uma vez que no ano passado foram realizadas 16.140 consultas diante das 13.859 realizadas este ano ao banco de dados do SCPC da Acim. “O consumidor está endividado, no entanto as compras pelo cartão não passam pelo nosso sistema, e é sabido que hoje é grande o número de compras por este sistema que não faz consultas, por ser de crédito específico”, explicou Libânio Victor Nunes de Oliveira. “Efeito semelhante com as compra a vista”, acrescentou o dirigente.

O volume de vendas este ano, segundo o vice-presidente da Acim, deve ter sido maior que do ano passado, mas não existem instrumentos que apontam este crescimento. “Somente pelo volume de pessoas nas ruas do comércio e em shopping já é possível verificar que as vendas foram boas”, comentou. “No entanto, a comprovação disso somente na parte financeira das lojas”, disse que verificar nos dados do SCPC da Acim um crescimento quando a inclusão de CPFs ao banco de dados deste ano que foi 23,4% a mais que o ano passado, enquanto que as exclusões, continuam em queda, e desta vez de: 16,7%. No ano passado foram 768 inclusões de CPFs ao banco de dados por parte de comerciantes com clientes inadimplentes. Este ano, no mesmo período, foram 948 CPFs cadastrados. “É que o comerciante sempre espera que nesta datas comemorativas muitas pessoas queiram quitar dívidas”, opinou o vice-presidente.

Sobre as exclusões Libânio Victor Nunes de Oliveira observou os 655 CPFs retirados do banco de dados do SCPC da Acim neste período de vendas para o “Dia dos Namorados”, no ano passado, no entanto foram apenas 545 CPFs excluídos este ano, com uma queda neste período de 16,7%. “Esta tendência generalizada deve acompanhar o mês todo de junho”, estima o dirigente da Acim. “Vamos observar, apenas, no final de quanto foi, mas as quedas são esperadas de acordo com a mudança do comportamento do consumidor”, explicou ao considerar importante a consulta do ponto de vista de segurança quando ao recebimento. “Comerciante seguro é aquele que avalia muito bem o crédito a ser oferecido aos seus clientes”, ensinou com experiência de muitos anos no comércio em geral.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Livre) - 8137.7189 (Vivo)
Nextel – (14) 7811.5496 – ID - 55*89*128343
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020