Título: Acim comemora a data orientando empresários
 
Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Acim, fala sobre o Dia do Comerciante, segunda-feira
 
A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), celebrará no dia 16 de junho, dia do comerciante, com um evento que será realizado de segunda a sexta-feira, orientando os lojistas quanto a afixação correta e prevista em lei, nas mercadorias, produtos e serviços. “Foi uma maneira que encontramos de chamar a atenção da classe quanto a passagem do dia”, disse o presidente da diretoria, Libânio Victor Nunes de Oliveira, que considera importante enfatizar o Dia do Comerciante, em razão de ser uma atividade profissional pioneira na história da humanidade. “Parece-me que é a profissão mais antiga”, arrisca o dirigente mariliense.

Mesmo considerando a carga tributária em todos os níveis como sendo o maior e principal entrave de desenvolvimento da classe comercial, Libânio Victor Nunes de Oliveira considera o empresário como um herói. “É o comerciante, seja qual for o segmento, que faz a economia caminhar”, defendeu ao lembrar que é através do comércio que a maior parte da população consegue sustentar as famílias; as cidades, estados e pais, arrecadarem recursos financeiros através de impostos; investimentos na infraestrutura das comunidades; melhoria na urbanização dos principais centros habitacionais e atrair pessoas com o mesmo propósito: comprar e vender. “O desenvolvimento de uma cidade é medido pelo potencial do comércio existente”, ensinou.

De acordo com o presidente da Acim a classe comercial sofre diariamente interferência dos poderes públicos quanto a leis, impostos, formas de conduta, classificação, desempenho e atendimento das necessidades existentes. “O comerciante é um profissional que precisa por obrigação, acompanhar as evoluções tecnológicas, a mudança de comportamento do consumidor e descobrir novidades como forma de atração”, falou com experiência de muitos anos no ramo de ferragens e materiais de segurança no trabalho. “Ser comerciante não é para qualquer um. É um dom a ser desenvolvido”, falou o comerciante que é bacharel em direito.

SEMANA DA AFIXAÇÃO – De segunda, dia 16, até sexta-feira, dia 20, acontecerá diariamente na sede da Acim entre 9 e 10 horas, reunião gratuita com o coordenador local do Procon de Marília, Guilherme Moraes, que explicará detalhes sobre a Lei de número 10.962, de 11 de outubro de 2004, que refere-se a oferta e as formas de afixação de preços de produtos e serviços para o consumidor, em complemento a Lei Federal de número 8.078/90, do Código de Defesa do Consumidor. “Os comerciante devem se enquadrar e passar a agir conforme a Lei”, falou Libânio Victor Nunes de Oliveira. “Haverá fiscalização neste sentido e o comerciante deve evitar transtornos”, argumentou ao acreditar na presença de um grande número de comerciantes convocados para o encontro.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Livre) - 8137.7189 (Vivo)
Nextel – (14) 7811.5496 – ID - 55*89*128343
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020