Título: Consultas Jurídicas crescem 20% em julho no SCPC da Acim
 
Carlos Francisco Bitencourt Jorge destaca as relações comerciais entre empresas e as consultas jurídicas crescem
 
As consultas ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) cresceram 20,03% no mês de julho comparado ao mesmo período do ano passado quanto as pessoas jurídicas. De acordo com Carlos Francisco Bitencourt Jorge, coordenador do serviço, as consultas a este tipo de informação vem crescendo em razão do crescente número de negócios entre empresas. “Este tipo de consulta refere-se ao CNPJ das empresas, e não ao CPF do proprietário”, disse o dirigente ao verificar um aumento no volume de negócios entre empresas, e a preocupação de se consultar o crédito empresarial. “Sem dúvida uma segurança a mais para o empresário que está vendendo, e uma tranqüilidade a mais para quem está comprando”, comentou ao acreditar em crescentes elevações mensais neste tipo de informação.

Na estatística mensal monitorada pelo coordenador do SCPC da Acim, no ano passado foram realizadas 2.890 consultas ao banco de dados do órgão diante das 3.469 consultas realizadas sobre os CNPJs das empresas somente no mês de julho deste ano. “Acredito que o empresário utiliza este tipo de informação para vender com segurança e naturalmente negociar com mais facilidade com empresas que não estão em nossos cadastros”, comentou Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao observar queda no volume de informações fornecidas quanto ao CPFs e consultas de cheques. “Dois hábitos que diminuem a cada mês”, falou ao verificar os números cada vez menores a cada mês.

Nas consultas aos CPFs, ou pessoas físicas, neste mês de julho foram 6,3% a menos do que julho do ano passado que atingiu 39.914 consultas em 2011 diante das 37.391 consultas realizadas em 2012. “As vendas com cartões de crédito, débito e benefícios crescem a cada mês”, argumentou o dirigente da Acim, ao lembrar que estes tipos de transações comerciais não passam por consultas ao SCPC. “Daí a queda nos números aos acessos ao banco de dados da Acim”, justificou.

Sobre os cheques a proporcionalidade é semelhante. Foram 5,4% a menos as consultas sobre as emissões de cheques no comércio de Marília. No ano passado foram realizadas 38.196 consultas sobre os créditos dos cheques, enquanto que este ano foram 36.107 consultas realizadas sobre as emissões das ordens de pagamento. “Esta prática comercial com cheques está há anos em queda”, comentou ao acompanhar os dados há tempos e notar que as relações comerciais estão mudando, principalmente pelo fato dos grandes magazines terem crediário próprio e facilitarem as vendas a vista ou pelos cartões. “Mas mesmo as grandes redes, consultam os dados do SCPC da Acim”, falou ao considerar importantes as consultas em todos os sentidos. “Por segurança, tranqüilidade e até respeito ao consumidor”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge.

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