Título: Diariamente consultas jurídicas a disposição de comerciantes
 
Atendimento jurídico para empresários está disponível diariamente até ao meio dia na sede da Acim
 
A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), está com o Departamento Jurídico da entidade a disposição dos comerciantes associados, principalmente neste período do ano quando o volume de vendas é o maior da temporada. “Nessas horas, quando o volume de clientes é intenso, é importante saber o que fazer, de maneira rápida, principalmente quanto as questões jurídicas”, disse o presidente da Acim, Libânio Victor Nunes de Oliveira ao informar os associados de que, havendo a necessidade de orientação jurídica, a entidade tem como ajudar. “Geralmente esse tipo de problema aparece de forma inesperada e a gente fica meio sem saber o que fazer”, frisou o dirigente ao fazer a comunicação a todos os integrantes do quadro associativo.

De acordo com o dirigente as questões trabalhistas, com o consumidor, Poder Público, empresariais e até as questões de Direito Civil, podem ser aconselhadas através de duas profissionais que fazem o atendimento na sede da Acim no período da manhã, todos os dias até as 12 horas. “O atendimento é sigiloso, discreto e com hora marcada”, disse Maria Regina Borba Silva, coordenadora do Departamento Jurídico da Acim. “Cada caso é um caso, por isso a necessidade da orientação pessoal”, falou ao descartar o atendimento telefônico. “Nos colocamos no lugar do associado e procuramos orientar de acordo com o que rege a Lei”, frisou ao ter uma média de três a cinco atendimentos diários, nos períodos mais intensos. “Realmente no Natal as orientações aumentam”, admitiu.

Para o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, este tipo de atendimento se faz necessário em razão do desconhecimento jurídico que normalmente o empresariado tem. “Geralmente o empresário tem mais informações sobre gestão, administração e finanças, mas pouco dos detalhes jurídicos”, falou o dirigente ao lembrar a questão da queda de energia esta semana, numa parte da cidade, prejudicando o trabalho do comércio e causando prejuízos financeiros. “Existe legislação a respeito em que o comerciante pode recorrer”, frisou ao recepcionar alguns empresários interessados em ressarcimento do prejuízo. “Sem contar as fraudes no comércio, refinanciamento fiscal, débitos em geral e outros assuntos freqüentes no comércio”, destacou o superintendente.

Por ter a Câmara Arbitral de Mediação e Conciliação instalada na sede da Acim, algumas questões são sugeridas para serem resolvidas de forma rápida, legal e prática. “Existem vários instrumentos jurídicos específicos em que o empresário em geral pode resolver muitos problemas sem burocracia”, comentou Maria Regina Borba Silva que há mais de 10 anos assessora a diretoria da Acim. “São muitos os casos em que o aconselhamento faz com que alternativas viáveis surjam e o problema deixa de ter a dimensão original”, falou a dirigente que tem local reservado para o atendimento aos associados.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Claro Fixo) – (14) 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial